Até o momento, 45 municípios paraibanos anunciaram o cancelamento dos festejos de carnaval este ano. A informação foi repassada pelos gestores à Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), cujo presidente, George Coelho, destacou o espírito público dos administradores que, conforme ele, estão preocupados em “salvar vidas”, diante da ameaça de variante do coronavírus e da epidemia de gripe que está sendo disseminada no país. As decisões tomadas seguem recomendações das autoridades após o aumento do número de casos da gripe H3N2.
Ao congratular-se com os prefeitos paraibanos pela decisão tomada, o presidente da Famup frisou que é fundamental seguir as recomendações da ciência. Frisou que a vacinação vem avançando e que os gestores têm procurado fazer o dever de casa, adotando todas as medidas sanitárias para combater o vírus e a nova gripe. “O momento ainda é de priorizarmos a questão sanitária. Não podemos colocar em risco a vida das pessoas”, frisou.
A Famup, de acordo com ele, tem dialogado com os gestores sobre o tema, pedindo cautela quanto à realização das festividades. George Coelho disse ser fundamental que as decisões no âmbito dos municípios sejam tomadas em conjunto com as autoridades sanitárias, até mesmo para elaboração de um protocolo rígido de combate à proliferação dos vírus da covid-19 e da gripe. Anunciaram o cancelamento os municípios de Curral de Cima, São João do Rio do Peixe, Emas, Piancó, Cuité, Capim, Princesa Isabel, Mulungu, Sumé, Várzea, Barra de São Miguel, Boa Ventura, Soledade, Caiçara, Tavares, Santa Cruz, Olivedos, Santana dos Garrote, Igaracy, Cacimba de Areia, Teixeira, Umbuzeiro, Aparecida, Jacaraú, Ingá, Riachão do Bacamarte, Cabedelo, São José de Caiana, Vieirópolis, Baía da Traição, Boqueirão, Ouro Velho, São José de Princesa, Santa Cecília, Casserengue, Areia, Itabaiana, São José da Lagoa Tapada, Barra de Santana, Santa Helena, Pedra Branca, Belém do Brejo do Cruz, Salgado de São Félix, São Mamede e São José do Bonfim.