O deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, criticou o aumento de 5,3% da tarifa média sobre o preço do gás natural que é comercializado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás). O parlamentar lembrou que na semana passada o preço da conta de água também sofreu acréscimo, afetando consumidores que passam a gastar mais com serviços básicos.
– O paraibano vai pagar mais caro em duas contas que se referem a dois serviços indispensáveis e de qualidade questionável. Vivemos uma situação ainda de incerteza, de insegurança financeira para muitos, mas o governo não parece preocupado com isso. Cria justificativas para os aumentos, que passam a valer despercebidamente. O atual governo (de João Azevêdo) é mais marcado por impostos do que por ações – protestou o parlamentar.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado e, desde então, está em vigor. Conforme a resolução, o reajuste é de 5,3% nos segmentos industrial e de Gás Natural Veicular. No segmento Gás Natural Comprimido, será de 5,9%, 3,5% no segmento Comercial, 2,6% no segmento residencial, 6,2% no segmento de Energéticos de Baixo Valor Ageregado, 6,4% no segmento Geração Distribuída e, 6,4% no segmento Cerâmico e Mineração.
Na última quarta-feira, o governo do Estado também divulgou um reajuste de 8,34% nas tarifas da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). Para o deputado Pedro Cunha Lima, é lamentável que o governo priorize o aumento de impostos em meio à conjuntura de crise e às dificuldades graves que a população tem enfrentado. “Há muita insensibilidade para com a situação do povo”, externou o parlamentar tucano.