Nonato Guedes
Fontes políticas ligadas ao governador João Azevêdo admitiram que o chefe do Executivo paraibano está sendo aconselhado a examinar opções de filiação partidária, diante de um iminente desligamento seu dos quadros do Cidadania, devido ao avanço de entendimentos para formação de uma federação entre o Cidadania e o PSDB. O governador tem incompatibilidades locais com o PSDB, que, inclusive, lançou a pré-candidatura do deputado federal Pedro Cunha Lima ao governo e a nível nacional, já que Azevêdo tem declarado preferência pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o pré-candidato dos tucanos ao Planalto é o governador de São Paulo, João Doria.
O assunto da formação de federação entre os dois partidos e mais outros, como o PV, voltou à tona diante da intensificação de conversas entre o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Se a federação fosse formalizada, os partidos teriam de caminhar juntos até a eleição de 2026. O governador João Azevêdo tem recebido convites e sondagens de outras agremiações para ingresso, mas, por enquanto, ele apenas tem manifestado desconforto com uma possível convivência com os Cunha Lima na federação. Entre as opções anunciadas estão o PSD, presidido nacionalmente por Gilberto Kassab e dirigido no Estado pelo ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e um possível retorno ao PSB, presidido pelo deputado federal Gervásio Maia. Azevêdo foi eleito em 2018 pelo PSB, mas migrou da legenda por divergências com o ex-governador Ricardo Coutinho, que atualmente está filiado ao Partido dos Trabalhadores.
A direção nacional do PSB, presidida por Carlos Siqueira (PE) já teria feito acenos ao governador paraibano para sua volta às hostes socialistas. Mas o convite está sendo analisado em conjunto com lideranças políticas que seguem a orientação de João Azevêdo, conforme informou o presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra. O deputado federal Pedro Cunha Lima também deixou escapar dificuldades de convivência com João Azevêdo, a quem tem criticado em pronunciamentos e em manifestações pela imprensa.