O governador da Paraíba, João Azevêdo, que prestigiou, ontem, a posse do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) no ano de 2022, desejou ao novo dirigente sucesso e toda a sorte “para que possamos dar continuidade ao trabalho já empreendido”. Ele parabenizou o governador do Piauí, Wellington Dias, pelo comando do Consórcio e pela maneira competente com que profissionalizou o organismo. “Ao longo de três anos, o Consórcio deu uma única voz ao Nordeste e mostrou que é possível fazer política pública diferente quando se tem o objetivo maior, que é o bem comum, pensando no interesse coletivo, dividindo as riquezas produzidas em cada Estado”, salientou João Azevêdo.
A posse do governador de Pernambuco como presidente ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, e também foi marcada pela prestação de contas do governador do Piauí, Wellington Dias, sobre os efeitos alcançados no período em que esteve na presidência. João Azevêdo também destacou a contribuição da Paraíba no compartilhamento de ações exitosas a serem desenvolvidas nos demais Estados. “Por sermos responsáveis pela Câmara Temática de Saneamento e apresentarmos as boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica, tivemos a oportunidade de dividir experiências como a plataforma Paraíba Educa, a eficiência e o dinamismo do Governo Digital, o sucesso do programa Ouse Criar, que estimula o empreendedorismo na nossa juventude, dividindo experiências e políticas públicas que melhoram a vida das pessoas”, acrescentou.
Por sua vez, o novo presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Câmara, elencou os principais desafios da sua gestão. “Eu me sinto honrado de representar todos os governadores da região com a consciência da missão desafiadora de suceder os governadores Rui Costa e Wellington Dias, que geriram com altivez, promovendo a integração regional e o desenvolvimento econômico e sustentável. Vamos manter a postura em defesa da democracia, das instituições e da harmonia entre os entes federados, com o compromisso com a sustentabilidade e investimentos estratégicos em áreas como em energias limpas, avançando nos trabalhos das câmaras temáticas e no fomento da relação com outros países por estarmos em uma localização estratégica, colaborando para termos um país mais justo e mais humano”, falou.
O governador do Piauí, Wellington Dias, fez um balanço das ações do Consórcio Nordeste com a apresentação de um relatório de prestação de contas. “Nós agradecemos ao governador Rui Costa pela primeira fase de implantação do Consórcio Nordeste e concluo minha missão com a sensação de dever cumprido e por estar presente nas ações do dia a dia dos Estados. Nós tivemos um grande desafio com a pandemia, mas acreditar na Ciência foi a principal marca do Nordeste e enaltecemos a colaboração dos profissionais de Saúde e da Academia, indo além da Saúde, mas atuando em outras áreas importantes para a nossa região. A coragem do Nordeste foi destaque em políticas voltadas para o meio ambiente e destacamos a atuação das 18 Câmaras Temáticas, que representam a união de esforços na missão de crescer todos os Estados com experiências de sucesso que se transformaram em políticas sociais como o Nordeste Acolhe”, finalizou.