O escritor e influenciador Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos de idade na noite de ontem e a causa da morte, atribuída a complicações de covid-19, não foi divulgada pela família. A nota de familiares revelou apenas que ele estava em um hospital de Richmond, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto.
Considerado um ex-guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho já foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais mas criticado por militares que integram seu governo. Deixou a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. No começo do governo de Bolsonaro, Olavo de Carvalho criou confusões em série com suas tentativas de interferência nos rumos da gestão, principalmente na pasta da Educação e no segmento da Cultura. Posteriormente ele se atritou com figuras muito próximas do “entorno” de Bolsonaro e, nas viagens ao Brasil ou em declarações no exterior, chegou a formular críticas à condução de medidas pelo governo federal. Em julho de 2021, Olavo deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPB em São Paulo para fazer exames e uma avaliação cardiológica, segundo nota do hospital. Na época, ele já residia na cidade de Petersburg, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
No período em que ficou internado, Carvalho teve crise de angina e foi submetido a tratamento para compensação cardíaca. Em 13 de julho, passou por uma cirurgia de emergência para revisão da operação da bexiga realizada em maio do mesmo ano nos Estados Unidos. Ele teve alta após dez dias e passou a fazer um acompanhamento em casa. Em 9 de agosto, porém, voltou a ser hospitalizado no Incor, com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. Cardiopata, Carvalho era portador da Doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapato que causa irritações na pele e sintomas semelhantes ao da gripe. O empresário e blogueiro Felipe Neto lembrou em sua conta do Twitter que Olavo de Carvalho debochou da pandemia. Disse que ninguém havia morrido de covid no mundo, apesar de milhões de mortes. Antivacina, contra lockdown, dizia que era tudo conspiração comunista.