Nonato Guedes
Embora o deputado federal Hugo Motta, do Republicanos, tenha informado em nota que o partido não tomou qualquer decisão a respeito de apoio a candidatura ao Senado nas próximas eleições na Paraíba, o deputado Efraim Filho, que é pré-candidato pelo DEM, disse que confia no anúncio favorável e que, se isto acontecer, será um reforço importante para a sua campanha, reconhecendo em Motta potencial de liderança, principalmente nas regiões do Vale do Espinharas e do Sertão paraibano. Hugo Motta, diante de especulações sobre definição, deixou claro que continua dialogando com os pré-candidatos que aspiram a uma vaga no Senado.
Efraim Filho chegou a noticiar como consumada uma “dobradinha” com seu colega de Câmara Federal na cidade de São Mamede, no Vale do Sabugy. “Fechamos a parceria que consolida Hugo como deputado federal a me substituir e passa a ser apoiado pelo prefeito Umberto Jefferson em São Mamede”, comentou o deputado do DEM nas redes sociais. Diante da manifestação, surgiram especulações sobre a ampliação de uma parceria com a família Motta em âmbito estadual, o que, de acordo com o Republicanos, não aconteceu. “Continuo confiante”, esclareceu Efraim, que assegura estar mantendo o ritmo de contatos políticos e ampliando o arco de apoios à sua pré-candidatura.
O diretório estadual do Republicanos enfatizou que, no momento, está focado na montagem das chapas para deputado federal e deputado estadual. “No que diz respeito ao Senado, os diálogos estão acontecendo, como a boa política pede, mas não há definição”, salientou. O deputado Efraim Filho também frisou que continua confiante na manifestação de apoio do governador João Azevêdo (Cidadania) à sua pré-candidatura, lembrando a relação de lealdade que mantém com ele desde a campanha de 2018, bem como a atuação que tem desenvolvido com vistas a colaborar com a atual gestão para o encaminhamento e solução de demandas de interesse do Estado nos escalões federais em Brasília.