O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança na corrida presidencial das eleições de 2022 e registrou 44% das intenções de voto contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar, segundo cenário estimulado para o primeiro turno da pesquisa Ipespe, divulgada hoje sob encomenda da XP. Os percentuais registrados pelos dois pré-candidatos são os mesmos do último levantamento, divulgado na primeira quinzena de janeiro. Na terceira posição, aparecem empatados com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 2%. No cenário sem a presença de Sergio Moro, Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 44%, enquanto os demais candidatos somados têm somado 43%. Dentro da margem de erro, porém, não é possível dizer que Lula venceria no primeiro turno. A pesquisa XP/Ipespe foi realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro e ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A coleta das opiniões foi feita por telefone e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022.
No segundo cenário mensurado pela pesquisa, sem a citação do ex-ministro Sergio Moro, Lula continua com os 44% e Bolsonaro registra 26%. Ciro Gomes vem na sequência, com 9%. Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 35% das intenções de voto, Bolsonaro fica em segundo lugar com 23%, enquanto 26% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder. Juntos, os entrevistados que escolheram outros candidatos somaram 9% e os brancos e nulos foram 6%.