Por Kubitschek Pinheiro
A versão 2022 do Planeja UNIESP vai acontecer desta terça-feira (1º) até o dia 4 de fevereiro. Trata-se de um evento cujo público alvo são os colaboradores da instituição e apresenta o planejamento a ser seguido ao longo do semestre, e, claro, com atividades presenciais, todas os cuidados determinados pela Organização Mundial der Saúde.
A abertura oficial será no dia 1º, às 17h com a fala da reitora, professora Erika Marques, que dará boas vindas e focará na importância do encontro. Os trabalhos do Planeja UNIESP vão acontecer de 2 à 4 de fevereiro, presencialmente nas instalações do Centro Universitário UNIESP, em turnos que variam de acordo com a programação proposta, para docentes e colaboradores.
A programação é bem diversa – palestras, workshops e treinamentos específicos para os diversos setores do UNIESP, que serão ministradas tanto por facilitadores da casa quanto convidados externos. Além da instrumentalizar os coordenadores sobre os processos institucionais, o Planeja busca integrar e promover a interação entre os participantes, principalmente aqueles que são ingressantes no quadro de funcionários.
Para a pró-reitora professora Iany Barros, o Planeja Uniesp tem sua importância, desde que foi criado em 2017, por se tratar de encontro que reúne docentes e colaboradores focado principalmente no alunado. “Sim, o Planeja UNIESP é o encontro de abertura do semestre letivo para todos os docentes e colaboradores da instituição, com finalidade de juntos estabelecermos um propósito, e nos prepararmos para receber e acolher nossos alunos”, comentou
– Consta na programação palestras, workshops e treinamentos específicos. Poderia comentar sobre isso?
Iany Barros – A programação é definida a partir de encontros preparatórios que envolvem o Núcleo Psicopedagógico, Comissão Própria de Avaliação, Reitoria e Pró-reitora para pensarmos a estrutura docente, e colaboradores de Núcleo de Carreira, e o Setor de RH da instituição para pensar a estrutura do administrativo, juntamos as ideias e construímos a programação.
– Ou seja, vem muita coisa boa por aí, já nesse semestre…
Iany Barros – Exato. Para o semestre 22.1, está estruturado a abertura oficial no dia 2 de fevereiro, pela nossa Reitora Profa. Erika Marques, e nossa Pró-reitora Profa. Iany Barros, que farão suas falas sintonizadas com o propósito de apresentar as estratégias para o semestre. Ao tempo faremos a premiação dos professores organizada pela Comissão Própria de Avaliação-CPA do UNIESP, visando fortalecer e mostrar o trabalho desenvolvido pelos nossos docentes a comunidade acadêmica. A comissão na pessoa do presidente professor Ricardo Berilo, sugeriu dar um significado a essa premiação, e foi então que em votação escolhemos o professor Antônio de Souza Sobrinho para ser o nome do nosso prêmio, pela sua conduta, pelo seu legado de professor apaixonado pela docência, pela vivência e relacionamento que nutriu sempre com os alunos na nossa instituição, uma forma de homenagear o nosso ilustre mestre e amigo.
– E as oficinas?
Iany Barros – As atividades são: Oficina Preparando-se para o retorno presencial: O docente como agente de permanência a ser desenvolvida; Palestra Saúde mental para ser feliz; Oficina: Soft skills como ingrediente de sucesso, e Workshop sobre Processo de Avaliação Institucional.
– O Planeja busca integrar e promover a interação entre os participantes, principalmente aqueles que são ingressantes no quadro de funcionários. Vamos falar dessa junção?
Iany Barros – Sim, fazemos a recepção dos novos docentes chamada de “Integra Docente”, nosso objetivo é acolher, integrar e apresentar a instituição, promovemos treinamentos para o manejo no sistema acadêmico, e na plataforma acadêmica do Google Class. Oferecer acolhimento especial aos novos docentes, após meses de ensino remoto, a retomada das atividades presenciais exige um esforço adicional de todos nós que fazemos a instituição funcionar para além dos protocolos de segurança sanitária, que hoje já fazem parte da convivência entre os que frequentam a universidade.
– No final teremos um show de talentos, envolvendo os funcionários. Como vai ser?
Iany Barros – Nessa retomada do presencial esse é um momento muito esperado por todos, onde o talento, a espontaneidade, a criatividade, a alegria, o riso o reencontro estará presente, estamos cheios de expectativas. O objetivo de integrar, conhecer e partilhar os talentos, fazendo uso da música e a arte como instrumentos de promoção social e integração, bem como oportunizar o despertar de habilidades pessoais entre os colaboradores e docentes.