Nonato Guedes
Políticos aliados da base governista federal de vários Estados, inclusive da Paraíba, prestigiarão o roteiro de visitas que o presidente Jair Bolsonaro (PL) empreende a partir de hoje a Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, com possibilidade de escala técnica na cidade paraibana de São José de Piranhas. O Planalto informou que o presidente vai inspecionar empreendimentos do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. A visita ocorre após incidente, na semana passada, em que o presidente se dirigiu a nordestinos de forma depreciativa ao fazer referência ao Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, Ceará, que ele confundiu como religioso de Pernambuco.
Hoje, está prevista a presença de Bolsonaro em Salgueiro (PE) no evento de acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional na estação de bombeamento do sistema de transposição do rio São Francisco. A comitiva irá, ainda, à barragem de Jati, no Ceará, num momento em que a água será liberada da estrutura até o Cinturão de Águas. O acionamento para enchimento da barragem foi em junho de 2020, mas o empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021 por causa de problema de manutenção. Amanhã, o presidente visitará as obras da Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte.
A barragem é a porta de entrada da água do São Francisco no Rio Grande do Norte. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades potiguares. Também será assinada ordem de serviço para a segunda etapa da obra de pavimentação da cidade de Jucurutu (RN), interligando a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, integra a comitiva. O deputado federal Wellington Roberto, presidente do PL no Estado e seu filho, Bruno Roberto, assessor do Banco do Nordeste e pré-candidato ao Senado, também farão parte da caravana presidencial.