Nonato Guedes
O deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos, que comandou, ontem, em João Pessoa, o anúncio oficial de filiações ao partido, prognosticou que novas adesões ocorrerão nos próximos meses, dentro da estratégia de fortalecimento da legenda. O presidente nacional, Marcos Pereira, prestigiou o evento e destacou o protagonismo que o Republicanos vem alcançando no quadro político brasileiro. Ontem, foram anunciadas as filiações da deputada federal Edna Henrique, do PSDB, e do deputado federal Wilson Santiago, do PTB, bem como do deputado estadual Adriano Galdino (PSB), presidente da Assembleia Legislativa. Para os próximos dias são esperadas as filiações dos deputados Raniery Paulino, Junior Araujo, Athaydes Mendes (Branco) e João Bosco Carneiro.
Presente à cerimônia, o deputado federal Efraim Filho, pré-candidato ao Senado pelo União Brasil, admitiu que o Republicanos “ganhou envergadura para sentar à mesa e participar das grandes decisões da política paraibana”. Ele se referiu, explicitamente, ao deputado Adriano Galdino, “um político habilidoso, com exercício de uma liderança extraordinária tanto na Assembleia Legislativa quanto nas bases por todas as regiões da Paraíba”, de quem tem compromisso de apoio à sua postulação ao Senado. O filho de Edna Henrique, Michel, deve disputar uma vaga à Assembleia Legislativa pelo Republicanos. Já o irmão de Adriano Galdino, Murilo Galdino, deverá ser candidato a deputado federal.
A filiação do presidente da Assembleia Legislativa ao Republicanos surpreendeu meios políticos, já que ele estava em negociações avançadas para ingressar no Avante, presidido pela sua mulher. Galdino aguarda apenas a chamada janela partidária para se desfiliar do PSB e assinar a ficha no Republicanos. Seu nome continua fortemente cotado para indicação à vice-governança na chapa encabeçada pelo governador João Azevêdo e ele admitiu que se sente no páreo, mas que, em último caso, optará por disputar a reeleição à Assembleia Legislativa.