A primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participam na manhã de hoje em João Pessoa, ao lado do prefeito Cícero Lucena (PP), da inauguração do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, o primeiro do Nordeste. Estará presente, também, ao evento, a representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross. Durante o evento acontecerá, também, a assinatura da Ordem de Serviço para reforma da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, que será a primeira unidade escolar inclusiva com Libras (Língua Brasileira de Sinais) como a segunda linguagem oficial na grade curricular.
Os referidos serviços fazem parte do Complexo de Referência em Doenças Raras e Deficiência, que está sendo construído pela administração municipal. A esposa de Bolsonaro, o ministro e a representante da Opas desembarcam no Aeroporto Castro Pinto às 11h e seguem direto para a rua Esmeraldo Gomes Vieira, nos Bancários. Após a solenidade, por volta das 13h40, o grupo retorna a Brasília. A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, disse que a inauguração do Centro no mês de fevereiro, quando é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras (28) reforça o compromisso com a assistência integral e de qualidade aos pacientes raros e seus familiares.
– A implantação do Centro de Doenças Raras de João Pessoa, sendo o primeiro do Nordeste e o segundo do Brasil, vem abrir um diálogo sobre o que são doenças raras, além de ser uma opção para a busca ativa desses pacientes, bem como participação no tratamento e acompanhamento de pessoas que são diagnosticadas com doenças raras. Estamos muito empenhados em fazer acontecer esse serviço, que será um ganho inestimável para a assistência das pessoas com doenças raras – complementou a secretária Margareth Diniz.