A quarta edição da campanha “Meu corpo não é sua folia”, iniciativa da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav) foi lançada, ontem, nas redes sociais do governo do Estado. Coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e integrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e outros órgãos, a campanha conta com o apoio da Associação Folia de Rua e Bloco Muriçocas do Miramar.
– A quarta edição é uma campanha de mídia social alertando sobre a violência doméstica e sobre como coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero. É mais uma iniciativa para orientar sobre a violência doméstica e informar a população sobre como denunciar e buscar ajuda – disse a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura. Segundo ela, mesmo sem as festividades de Carnaval, o alerta continua. “Neste momento continuamos com o alerta e apelando para que respeitem a vida das mulheres dentro de casa, um local onde deveria existir segurança e paz. Pedimos à sociedade que oriente e ajude as mulheres para denunciar qualquer tipo de violência”, afirmou Lídia Moura.
A quarta edição da campanha continua com o slogan “Meu corpo não é sua folia” e mostra que nenhuma mulher pode ter seu corpo tocado ou ser importunado de qualquer forma sem seu consentimento. O crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de prisão. Lançada em 2019, a campanha ganhou adesão popular. Caso não haja uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no município, as denúncias devem ser feitas em qualquer delegacia ou pelos telefones 197 (importunação), 190 (emergência) ou 123 (violação de direitos).
A campanha é uma iniciativa da Rede Estadual de Proteção `s Mulheres Crianças e Adolescentes em Situação de Violência da Paraíba e tem como principais realizadores a Secretaria do Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Delegacia Geral da Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público da Paraíba, OAB, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Câmara Municipal de João Pessoa, Codata, Empresa Paraibana de Comunicação. Conta ainda com a parceria da Associação Folia de Rua, Muriçocas de Miramar, Bloco Cafuçu, Virgens de Tambaú e outros.