O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), comunicou, em uma postagem pelo Twitter, que o partido não fará federação com outros partidos visando as eleições deste ano. “Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, escreveu Baleia Rossi no Twitter.
O partido vinha conversando com o PSDB e com o União Brasil no sentido de formar uma federação partidária. A ideia que unia os três partidos era a possibilidade de perda de poder no Congresso para os partidos do Centrão, especialmente o PP e o PL, principalmente na definição das questões orçamentárias. A possibilidade de união, porém, começou a esbarrar em diversas questões regionais. Pela regra criada, uma federação precisa funcionar como se fosse um único partido pelos quatro anos seguintes. Um outro fator de conflito é que MDB e PSDB têm pré-candidatos próprios à Presidência: os emedebistas com a senadora Simone Tebet (MS) e o PSDB com o governador de São Paulo, João Doria.
Baleia Rossi, porém, seguiu na defesa da candidatura própria com Simone Tebet. “Respeitando os demais pré-candidatos, o MDB seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome de Simone Tebet. No próximo dia 10, ela será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV”, disse. A partir de quinta-feira, 10, começará a ser veiculada a propaganda partidária do MDB.