Nonato Guedes
A confirmação, ontem, pelo deputado estadual Raniery Paulino, de que será candidato a deputado federal pelo Republicanos, criou no partido expectativas de fortalecimento nas eleições proporcionais deste ano, com a possibilidade de eleger a maior bancada à Câmara entre os representantes da Paraíba. Raniery, que pediu seu desligamento dos quadros do MDB, onde praticamente construiu sua trajetória política, salientou ter decidido concorrer à Câmara após esgotar consultas entre correligionários e outros líderes políticos. Ele anunciou a saída do MDB por discordar da decisão do senador Veneziano Vital do Rêgo em assumir candidatura própria ao governo, rompendo o compromisso de apoio à reeleição do governador João Azevêdo.
Em entrevista ao Sistema Correio de Comunicação, Raniery contou que recebeu convites de outras agremiações para filiar-se e que foi chamado pelo próprio governador João Azevêdo a acompanhá-lo no retorno do chefe do Executivo ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Mas frisou que, a esta altura, já estavam avançados os entendimentos com o deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos no Estado e outros políticos da legenda. “Sinto-me à vontade em ingressar no Republicanos, porque reencontro muito do ambiente do MDB de José Maranhão, através de figuras como Hugo Motta, Wilson Santiago, Francisca Motta e o deputado Adriano Galdino. Estou de casa nova, mas com velhos amigos”, acrescentou Raniery.
O parlamentar explicou que manteve conversa amistosa com o senador Veneziano Vital do Rêgo antes de oficializar seu desligamento dos quadros do MDB. Deixou claro, no diálogo, que o seu grupo político em Guarabira já havia firmado um pacto, lá atrás, de apoio ao governador João Azevêdo e citou que o chefe do Executivo tem sido correto no atendimento de demandas e nas ações de composição política. “Respeito a postulação do senador Veneziano Vital do Rêgo, mas tomei outro caminho, e não seria diferente, levando-se em conta a minha trajetória”, narrou Raniery Paulino. O deputado presidia, no MDB do Estado, a Fundação Ulysses Guimarães, órgão de estudos e debates da realidade brasileira e paraibana.
Raniery Paulino não escondeu seu orgulho ao reafirmar que iniciou sua vida política ao lado do ex-governador e ex-senador José Maranhão. Para ele, o ex-governador, que faleceu vítima de complicações da Covid-19, deixou um legado, “e iremos dar continuidade a esse legado, independente da filiação partidária”. Quanto à sua candidatura a deputado federal, Raniery frisou: “A região do Brejo merece ter um representante hoje e coloco nosso nome à disposição”. Ele é filho do ex-governador Roberto Paulino, que também foi deputado federal e deputado estadual. Além de Raniery e Wilson Santiago será candidato a deputado federal pelo Republicanos Murilo Galdino, irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, podendo o partido avançar para a eleição de quatro nomes à Câmara.