O deputado federal Patrick Dorneles, vice-líder do PSD na Câmara (PB) pediu a atuação da Câmara Federal para a obtenção de informações sobre brasileiros e pessoas com doenças raras de outros países que estão em solo da Ucrânia, atualmente vivendo um cenário de guerra desde a invasão da Rússia. Na tribuna, o parlamentar solicitou que a presidência da Casa intervenha para conseguir informações, alegando as dificuldades de acesso nesse sentido.
As informações requeridas por Patrick são: quantos são acometidos por doenças raras; onde estão essas pessoas; em que situação se encontram; como vão continuar o tratamento; se haverá apoio dos países que os acolherem e se o governo brasileiro vai dar algum apoio médico aos brasileiros com doenças raras na Ucrânia. O parlamentar pediu ainda que a indústria farmacêutica disponibilize medicamentos para amenizar o sofrimento desse grupo.
– Se em condições normais, as pessoas com doenças raras já sofrem com falta de medicamentos e outros infortúnios, como dificuldade de mobilidade, imagine em situação de guerra. Não há condições sanitárias ideais e se faz necessário fugir das balas e canhões russos – comentou. Patrick Dorneles está no exercício de deputado federal pela Paraíba substituindo ao deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) que requereu licença de quatro meses para se dedicar a atividades preparatórias da sua campanha ao governo do Estado. O parlamentar é portador de doença rara.
Em 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia e iniciou o bombardeio, que já deixou de atingir apenas militares e afeta civis, causando diversas mortes e destruição no país. A Organização das Nações Unidas estima que mais de 470 civis foram mortos e mais de dois milhões tiveram que deixar suas casas.