Nonato Guedes
A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) deixou claro que a pré-candidatura do seu irmão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ao Senado, “está sacramentada”, independente da posição de outras lideranças políticas como o governador João zevêdo (PSB). “Já existe uma decisão dentro do Progressistas. Não é uma decisão individual de Aguinaldo, mas do partido, que transcende a ele próprio. Esta é a prioridade do partido. Estamos no aguardo dos acontecimentos para os próximos dias”, comentou a senadora, ao ser abordada durante recente evento com mulheres jornalistas em João Pessoa.
– A decisão sobre a candidatura de Aguinaldo não tem nada a ver com decisão de parceria com quem quer que seja. Tem a ver com a decisão do partido, que não sofre interferência de A ou B, governador ou não. É uma decisão partidária – acentuou Daniella Ribeiro. A senadora não teceu comentários sobre uma provável candidatura sua ao governo do Estado, como tem sido especulado em áreas políticas. Deu ênfase à posição dos dirigentes nacionais do PP, favorável ao projeto de Aguinaldo ao Senado, como parte da estratégia de fortalecimento da agremiação.
Aguinaldo disputa o apoio do governador João Azevêdo com o deputado federal Efraim Filho, do Democratas. As postulações têm provocado um verdadeiro impasse na base de apoio ao chefe do Executivo, que esta semana, indagado por jornalistas, garantiu que os dois – Aguinaldo e Efraim, serão contemplados na chapa majoritária, sem detalhar, entretanto, como ocorrerá essa acomodação. Amanhã, no Angelim Garden, em Jacaré, Cabedelo, a comemoração do aniversário do deputado Efraim Filho deverá se tornar um evento político com a presença de lideranças destacadas e de profissionais da imprensa. O parlamentar do União Brasil tem evitado polemizar sobre a escolha de candidatura na base de apoio ao governador João Azevêdo, mas reiterou ainda ontem que seu projeto está cada vez mais firme e forte.
Já o deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato a governador pelo PSDB, passou a admitir uma composição com o deputado Efraim Filho. “Existe, sim, a possibilidade dessa parceria”, comentou o parlamentar, em entrevista a jornalistas em João Pessoa. Cunha Lima enalteceu os méritos de Efraim Filho na sua trajetória política-parlamentar, lembrando, inclusive, o empenho decisivo do deputado do União Brasil para a sanção, pelo presidente Jair Bolsonaro, do projeto de desoneração da folha de pagamento das empresas, possibilitando geração de empregos e criação de mais postos de trabalho no país. Segundo Pedro Cunha Lima, a proposta foi “bastante oportuna” por ter sido apresentada e defendida em pleno período de vigência da calamidade provocada pela pandemia de covid-19.