Nonato Guedes
Ao confirmar, ontem, sua saída do PSDB e sua filiação ao PSC, o deputado federal Ruy Carneiro afirmou que mantém o compromisso de apoio à pré-candidatura do deputado federal tucano Pedro Cunha Lima ao governo do Estado. Explicou que Pedro “representa as mudanças que a Paraíba tanto precisa, representa a força da esperança que nos une, a força do futuro que nós queremos construir”. E acrescentou: “A Paraíba precisa sair desse zero a zero, precisa crescer, precisa ter um governador que enfrente os problemas e que lute para gerar oportunidades para as pessoas”.
Ruy, que será candidato à reeleição, adiantou que a sua saída do PSDB é uma mudança para fortalecer “esse projeto de transformação, para trazer apoio de uma base importante, de uma chapa proporcional e de um partido forte para a chapa majoritária liderada por Pedro”. Alegou, ainda, que a candidatura de Cunha Lima nasceu em um processo natural de fortalecimento do conjunto de partidos que o apoiam e que estiveram juntos em diversas disputas eleitorais em todo o Estado, em 2020, inclusive na campanha de João Pessoa, quando o próprio Ruy Carneiro concorreu à prefeitura e saiu da eleição fortalecido, posicionado no terceiro lugar, abaixo do comunicador Nilvan Ferreira (PTB).
O PSDB paraibano elegeu, em 2018, três deputados federais – Edna Henriques, Pedro Cunha Lima e Ruy Carneiro. Ficou esvaziado com a migração de Edna para o Republicanos e, agora, com o êxodo de Ruy para o PSC, dirigido no Estado por Renato Gadelha e Leonardo Gadelha Conforme versões, Ruy decidiu migrar após fazer cálculos que, dentro do PSDB, seriam desfavoráveis para o seu projeto de candidatura à reeleição à Câmara dos Deputados. Na Assembleia Legislativa, o partido tucano ainda conta com a deputada Camila Toscano e o deputado Tovar Correia Lima. O esvaziamento da legenda motivou o ex-governador Cássio Cunha Lima, pai de Pedro, a sair do isolamento político e retomar a agenda em eventos. Ontem, ele fez uma participação na reunião comandada por Pedro com 37 pré-candidatos a deputado estadual para discutir a chapa proporcional tucana.
Na sua fala, Cássio Cunha Lima destacou o processo de estruturação da legenda para as eleições, apontando caminhos que devem ser seguidos na Paraíba e procurando incentivar os tucanos. Foi reforçado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, que se referiu à perspectiva do PSDB eleger “um bom time” para a Assembleia Legislativa, além de mencionar suas expectativas quanto às suas próprias chances de crescimento na disputa ao governo em oposição ao esquema do governador João Azevêdo (PSB). Como pré-candidato ao governo, Pedro tem percorrido municípios e defendido a construção de uma “nova Paraíba”, aproveitando, inclusive, o período de licença do mandato por quatro meses que formalizou para se dedicar às questões políticas na Paraíba. Todavia, um dos seus suplentes na Câmara, Rafael Pereira (Rafafá), que chegou a assumir a titularidade, já sinalizou movimentos para migrar do PSDB para o PSD do prefeito Bruno Cunha Lima, a fim de respaldar melhor as suas chances na nova disputa para deputado federal.