O MDB da Paraíba confirmou apoio à pré-candidatura a deputado federal do vereador por João Pessoa Mikika Leitão. A notícia foi confirmada pelo presidente estadual da legenda, o senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo. Mikika Leitão é empresário, ex-deputado estadual (de 2011 a 2014) e é o atual presidente do diretório municipal do MDB em João Pessoa. Nas eleições de 2020, foi eleito vereador na Capital, com 5.000 votos, sendo o sétimo mais votado. Ele foi o primeiro expoente do MDB paraibano a lançar a proposta de que o partido deveria ter candidatura própria nas eleições deste ano.
Sempre ressaltou que o nome que mais agrega apoios para disputar o Palácio da Redenção é o do senador Veneziano Vital do Rêgo. “Será nosso governador”, dizia Mikika já em 2021, confirmando que, dentro do MDB, o nome do parlamentar angariava as condições para levar o partido de volta ao protagonismo político no Estado. De acordo com o senador Veneziano, a atuação política de Mikika Leitão em João Pessoa e nas cidades que compõem a região metropolitana da Capital fazem com que ele seja um forte candidato a conquistar uma das vagas da Câmara Federal. “Um grande e leal companheiro e, acima de tudo, um grande homem público, que conhece como poucos a Paraíba e que terá amplas condições de exercer um mandato popular, que dignifique os pilares do MDB e os votos a ele creditados”, acrescentou Veneziano.
Mikika agradeceu o apoio e a confiança de Veneziano e do MDB e declarou que está disposto a defender o legado emedebista na campanha, ao mesmo tempo em que prometeu, se eleito deputado federal, trabalhar para o desenvolvimento da Paraíba e melhoria da qualidade de vida dos paraibanos. “Vamos colaborar, em Brasília, para que João Pessoa, a região metropolitana e a Paraíba sejam bem representadas. E vamos colaborar com o futuro governo de Veneziano, que, tenho certeza, será um grande governador, que saberá dialogar e trabalhar pelos paraibanos”, salientou o vereador Mikika Leitão.
Desde que assumiu a presidência do diretório regional do MDB e, ultimamente, depois que teve lançado seu nome para concorrer ao governo do Estado, Veneziano tem se empenhado em promover adesões de lideranças políticas e, ao mesmo tempo, articular candidaturas às eleições proporcionais, tanto à Câmara Federal quanto à Assembleia Legislativa. Segundo ele, o esforço faz parte da estratégia para fortalecer o PMDB e torná-lo um grande partido no cenário político estadual. Uma das adesões recebidas foi a de José Sinval Neto, que foi vice-prefeito de Itabaiana, candidato a prefeito da cidade em 2020 (obteve 6.447 votos pelo PROS) e já foi vereador em João Pessoa na eleição de 2000 pelo PFL, obtendo 2.464 votos. É filho da ex-deputada Eurídice Moreira (Dona Dida), já falecida, que foi prefeita de Itabaiana por dois mandatos. Na eleição passada, quando foi candidato a prefeito, já contou com o apoio do MDB municipal, mesmo o partido tendo o agropecuarista Dema Azevedo como candidato a prefeito.