Kubitschek Pinheiro
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou Votos de Aplausos para o presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB) e atual vice-presidente da Anoreg-BR, Germano Toscano Carvalho de Brito. A propositura foi uma iniciativa do Desembargador Frederico Coutinho, Corregedor-Geral de Justiça.
A justificativa do voto foi o trabalho que Germano Toscano exerceu à frente da AnoregPB – Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, tendo ficado no comando da entidade há mais de trinta anos, desde quando era ATEB – Associação dos Titulares Extrajudiciais do Brasil, que fora instituída em função da luta da classe durante a Assembleia Nacional Constituinte. Depois da Anoreg-BR, a Anoreg-PB foi a primeira a ser criada dentre os 26 Estados da Federação, mais o Distrito Federal.
Segundo o desembargador Frederico Coutinho, foi uma satisfação grande ter proposto o voto de aplausos a Germano Toscano, que teve o reconhecimento de todos os pares de forma unânime.
“É uma justa homenagem a esse homem que pelo nome e sua história falam por si, que é Germano Toscano Carvalho de Brito. Um homem simples, cordato, amigo, conselheiro. Um homem que venceu na vida pelos seus méritos e conduziu por nove mandatos a Anoreg da Paraíba, fincando o seu nome, não só na história cartorária paraibana, mas também ultrapassou fronteiras no Brasil, como um todo. Ele representa para todos nós a segurança de um cidadão, que deu sua vida ao mundo cartorário paraibano e brasileiro. Foi uma honra ter feito essa homenagem a esse homem tão operoso”, disse o desembargador Frederico Coutinho.
De acordo com o tabelião Germano Toscano, a iniciativa do voto de aplauso feita pelo Desembargador Frederico Coutinho ao Tribunal de Justiça e aceita pela Corte por unanimidade, “foi um ato de reconhecimento a um trabalho de mais de 40 anos dedicados com intensidade à nossa atividade no nosso Estado e no Brasil buscando a consolidação, a união e a modernização do segmento extrajudicial. É a confirmação de que fizemos, dentro do possível, a coisa certa”, registrou.
“Eu fiquei muito feliz, primeiro pela generosa iniciativa do Desembargador Frederico Coutinho na condição de membro da Corte de Justiça, Corregedor-Geral da Justiça e meu amigo, por essa demonstração de respeito e reconhecimento a minha pessoa e consequentemente a todos os notários e registradores da Paraíba”, pontuou Toscano
Com o dever cumprido, Toscano lembra que esses votos de aplausos são destinados a todos os notários e registradores paraibanos. “Foi um longo tempo de labor diuturno em prol da atividade como também um trabalho de parceria permanente com o Poder Judiciário. Fico imensamente agradecido ao Desembargador Frederico Coutinho e a cada um dos desembargadores que compõem a mais alta Corte de Justiça do Estado, presidida pelo Desembargador Saulo Benevides. Me sinto honrado e agradeço à Corte onde ali, todos os seus membros os tenho como respeitáveis e estimados amigos”, concluiu.
Eleições na AnoregPB: Carlos Ulysses Neto é o novo presidente
A chapa única intitulada “Unidos, Sempre” encabeçada pelo tabelião Carlos Ulysses Neto foi aclamada na manhã/tarde desta segunda-feira (28) para conduzir os destinos da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB) no próximo triênio. A eleição e posse transcorreram no auditório “Tabelião Francisco Souto Neto”, na sede da entidade, em João Pessoa, durante Assembleia Geral Ordinária.
O novo presidente conclamou a categoria a se unir em torno do fortalecimento da atividade e destacou que essa será uma de suas metas de gestão. “O sentimento que tenho é de muita responsabilidade e pretendemos dar continuidade às gestões que Dr. Germano conduziu com mão forte, marcadas por grandes lutas e conquistas”, afirmou Carlos Ulysses..
Tabelião de notas que já foi da Comarca de João Pessoa, atualmente ele exerce suas funções na Comarca de Picuí, tem 41 anos de idade e é especialista em direito imobiliário, notarial e registral e também vocacionado ao magistério, atua como professor em pós graduações.
Dever cumprido
Por sua vez, Germano Toscano agradeceu à diretoria, funcionários e colaboradores e disse ter a convicção de que cumpriu o seu dever, mostrando à sociedade e as autoridades e Poderes constituídos, sobretudo o Judiciário, a essencialidade reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça, dos serviços prestados pelos notários e registradores.
“Fiz tudo o que tinha de ser feito da forma mais perfeita possível. Deixo a Associação robustecida, com tudo no seu lugar, funcionando em sua plenitude”, acrescentou, manifestando a satisfação em transmitir o cargo a um jovem, na certeza de que será dada continuidade ao trabalho desenvolvido.
“Transmito o cargo a um jovem que dará continuidade ao nosso trabalho. Os frutos das sementes que plantamos já começam a aparecer. Estarei junto, continuarei agora como auxiliar dele, passando toda a experiência acumulada para que os objetivos da Anoreg-PB sejam cumpridos, hoje e sempre”, concluiu.
Diretoria executiva – Carlos Ulysses de Carvalho Neto (presidente), Valber Azevedo de Miranda Cavalcanti (vice-presidente), Anna Cecília Guedes de Farias (2ª vice-presidente), Kleber Carvalho Toscano (1º secretário), Ivana Cunha Lima Sabino (2ª secretária), Germano Carvalho Toscano de Brito (1º tesoureiro), Thiago Pacheco Medeiros (2º tesoureiro).
Conselhos Fiscal e de Ética – Já o Conselho Fiscal é composto por Cláudia Cristina Lima Marques, Leonardo de Araujo Trigueiro e Stanley Lira Sousa (titulares), Thanysson Dornelas de Melo, Fábio Bezerra Cavalcanti e José Mário Porto Neto (suplentes). O Conselho de Ética tem como titulares Ivandro Moura Cunha Lima, Fernando Meira Trigueiro e Walter Ulysses de Carvalho e como suplentes José Hermano Dias da Cruz, Damásio Franca Junior e Vinicius José Cavalcanti de Lima.