O governador João Azevêdo assinou, ontem, em Cabedelo, contratos para a obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto paraibano, supervisão e monitoramento ambiental das obras de dragagem e implantação do pátio de regulação de caminhões, Truck Center. As ações somam investimentos superiores a R$ 97 milhões de recursos próprios do Tesouro Estadual e garantirão a ampliação da capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo em até 57%. O serviço incluirá o aprofundamento do canal de acesso, que passará dos atuais 9,14m a 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios na área do complexo portuário) passará a ter 300 metros de largura.
As expectativas do Porto de Cabedelo com a dragagem do canal de acesso também incluem a geração de novos empregos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Terminais Portuários, para cada R$ 1 milhão investido no setor, novos empregos são gerados. Com isso, a estimativa é de que até 672 novas vagas de trabalho sejam criadas. O início dos trabalhos na obra da dragagem está previsto para junho e deve ser realizado em quatro meses, entre as fases de mobilização, execução e desmobilização. O chefe do Executivo estadual ressaltou que a assinatura das ordens de serviço ficará marcada na história de Cabedelo, permitindo a execução de obras que trarão crescimento e agilidade operacional.
– A ação que estamos fazendo representa um marco e o resgate de uma dívida de muitos anos com o Porto de Cabedelo, que tem uma importância fundamental para a economia do Estado e uma localização estratégica. Ouvimos muitas vezes que a pedra havia saído do caminho há muitos anos, algo que não ocorreu, mas, desta vez, de forma definitiva e com recursos próprios do Estado, vamos fazer a obra da dragagem tão sonhada por quem produz para que tenhamos um equipamento mais moderno, com maior capacidade operacional, recebendo um grande up grade, nos permitindo deixar um legado para a cidade. Nós também estamos resolvendo um problema de mobilidade urbana com a construção do truck center – frisou.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo, destacou os serviços recentes do Porto de Cabedelo nas áreas administrativas e de infraestrutura terrestre e assegurou agilidade nas obras da dragagem. “Esse momento não seria possível sem a determinação e o olhar visionário do governador João Azevêdo, que viabilizou essa obra que vai mudar a realidade do Porto de Cabedelo”, salientou, observando que o Porto já vem se modernizando com obras importantes que estão sendo executadas, muitas delas com recursos do governo do Estado. “O cronograma da dragagem é para ser executado ainda este ano e estamos felizes porque o Porto se prepara para aumentar a sua movimentação e teremos um futuro muito promissor”, declarou.