Nonato Guedes
O doutor Geraldo Medeiros, que vinha ocupando a Secretaria de Saúde do Estado desde a investidura do governador João Azevêdo, foi exonerado do cargo, a pedido, cumprindo a regra da desincompatibilização para poder disputar um mandato à Câmara Federal pelo PSB. Com base eleitoral principal em Campina Grande, ele teve atuação destacada na fase mais aguda do enfrentamento à pandemia no Estado, mobilizando suas equipes para o atendimento a pacientes e sendo célere na deflagração da campanha de vacinação contra a Covid em todas as regiões. O secretário, na saída, comemorou os avanços alcançados na estratégia de combate ao coronavírus pelo poder público paraibano.
Segundo dados que foram divulgados, há cinco dias a Paraíba não registra novos óbitos em decorrência da Covid. O último registrado ocorreu em um hospital privado no dia 27 de março, sendo a vítima um homem de 88 anos, residente em João Pessoa e portador de neoplasia. A Secretaria de Saúde do Estado ainda informou que o número de novas internações caiu 91% entre os meses de fevereiro e março de 2022. Em fevereiro, 732 pacientes foram regulados pela Central Estadual de Regulação de Leitos; em março, foram 65 novas internações.
A secretária Renata Nóbrega, que assumiu a Pasta com a saída de Geraldo Medeiros, chamou a atenção para o fato de que, apenas na região da Grande João Pessoa, ainda há pacientes internados. As segunda e terceira Macrorregiões de Saúde estão com todos os leitos destinados ao tratamento de Covid desocupados. Em primeiro de março, 189 pacientes estavam internados para tratamento da doença. em 02 de abril, foram 48 leitos ocupados nas unidades públicas de referência. Renata celebra os avanços e reafirma os cuidados individuais e a vacinação. “Até a última semana, um milhão e meio de pessoas estavam com a vacinação atrasada. ofertamos, junto com os municípios, dois dias de mobilização para intensificar a vacinação, sobretudo das doses de reforço para toda a população acima de 18 anos e nossa expectativa é que a população compareça e possamos avançar no controle da pandemia no nosso Estado”, afirmou.
Em dois anos, a covid-19 já fez 10.191 vítimas fatais na Paraíba, e 85% da população acima de 05 anos já tomaram, pelo menos, duas doses do imunizante contra a doença. Em declarações que fez ao se despedir da Secretaria, Geraldo Medeiros destacou o empenho de outras pastas da administração estadual para colaborar com a da Saúde no enfrentamento à Covid-19. Ele continuou mantendo uma posição cautelosa em relação a medidas de liberação do uso de máscaras em João Pessoa e outras cidades do interior do Estado, alertando que seria necessário mais tempo para uma avaliação da situação epidemiológica na Paraíba, a fim de que não haja recaída em casos de contaminação e em número de leitos ocupados.