O deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, que aproveitou a janela partidária para migrar do PSB para o Republicanos presidido pelo deputado federal Hugo Motta, disse, ontem, que não descarta a possibilidade de disputar a vaga para o Senado da República na chapa do governador João Azevêdo nas próximas eleições. Até então, o parlamentar tem sido cotado para ocupar o lugar de vice-governador na chapa de Azevêdo à reeleição. Ele havia assumido compromisso de apoio à pré-candidatura do deputado federal Efraim Filho (União Brasil) ao Senado, mas ficou em expectativa diante da aliança fechada por Efraim com o pré-candidato do PSDB ao governo, Pedro Cunha Lima, que faz oposição a Azevêdo.
O Republicanos passou a contar com seis representantes na Casa de Epitácio Pessoa, mediante o trabalho de fortalecimento da legenda empreendido por Hugo Motta e seus colegas de legenda. Adriano Galdino, falando a jornalistas, frisou que não vai tomar espaço de ninguém, mas que está disposto ao enfrentamento da disputa ao Senado se houver vaga. Presidente da Assembleia por duas vezes, o parlamentar tem sido reconhecido como um agente político importante para a governabilidade do Estado na gestão de João Azevêdo, dando celeridade à tramitação e votação de matérias do Executivo no plenário da Casa. Também ganhou posição de destaque e lugar na História ao tornar a Assembleia da Paraíba a primeira do país a adotar sessões remotas durante a pandemia de covid-19, de modo a não prejudicar a discussão dos problemas do Estado e a apreciação de projetos de interesse público.
Adriano Galdino também é referido na mídia como um articulador político ativo e procura administrar o Poder Legislativo paraibano de forma colegiada, respeitando a pluralidade de opiniões e os espaços dos diferentes partidos que ali estão representados. “Eu não tenho medo de enfrentar os desafios da vida, mas é claro que eu também sei o meu tamanho, sei minhas limitações, e para que possa acontecer uma candidatura ao Senado é preciso que haja bastante diálogo. Não quero tomar o lugar de ninguém, não quero impor nada a ninguém, mas sou um sujeito que nunca teve medo de enfrentar as dificuldades”, expressou o parlamentar em entrevista à rádio Arapuan FM. O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), embora alegando desconhecer mudança em curso na composição da chapa majoritária, enalteceu as qualidades de Adriano. “É um dos bons quadros da política paraibana e está pronto para disputar qualquer mandato numa chapa eleitoral”, enfatizou ele.