Empossado, ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a presença do governador João Azevêdo, o coronel Sérgio Fonseca é o primeiro negro a assumir o comando da Polícia Militar da Paraíba, e, em declarações à imprensa, destacou o simbolismo do ato, salientando que “a inclusão” é uma das características da atual administração. O novo comandante substitui o coronel Euller Chaves, e também foram empossados o novo subcomandante da corporação, coronel José Ronildo de Sousa, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, e o corregedor geral da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, coronel Jair Carneiro de Barros.
Na solenidade, ocorrida no Pavilhão de Feiras e Exposições do Centro de Convenções, o governador João Azevêdo agradeceu ao ex-comandante da PM, coronel Euller Chaves, pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição e desejou êxito ao novo comandante, coronel Sérgio Fonseca. “Nós sabemos da dedicação do coronel Euller no comando de uma corporação que tem cerca de 10 mil homens e mulheres e que ele fez muito pelo Estado, e o novo comando chega com a missão de manter e avançar para tornar a Paraíba um Estado mais seguro a cada dia. Os resultados que temos apontam o nosso Estado como um dos melhores do Brasil, conforme estudos do Centro de Liderança Pública, e vamos manter esse ritmo forte de ação para que continuemos a proteger o nosso povo”, frisou.
O gestor também destacou as ações de valorização dos profissionais de Segurança. “Com muito diálogo com as categorias, estamos extinguindo a bolsa desempenho, aumentamos em 24% o valor do cartão alimentação, reajustamos as horas extras, reduzimos o tempo de promoções, bem como investimos em equipamentos, estrutura, tecnologia e armamentos para que nossos policiais exerçam suas funções com dignidade porque o nosso compromisso é promover uma segurança pública de qualidade”, acrescentou. O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, evidenciou que o trabalho conjunto entre as forças de Segurança irá permanecer com a realização de ações estratégicas voltadas para o combate ao crime. “Nós vamos dar continuidade ao que vem dando certo, aprimorar a política que vem sendo implementada e inovar com outras ações e operações, numa integração entre Polícias Civil, Militar, Penal e Bombeiros para que a gente possa assegurar a sensação de segurança que a população merece”, disse.
O novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, assegurou compromisso e engajamento em ações e projetos para proporcionar a segurança dos paraibanos. “Esta é a data mais marcante da minha vida profissional e assumo com muita responsabilidade, agradecendo a Deus e ao governador João Azevêdo por ter confiado a nós essa missão. A população pode esperar muito trabalho, dedicação, zelo e ações, com uma polícia cada vez mais atuante, com efetiva presença nas ruas, com novos conceitos operacionais, uso da tecnologia e repressão qualificada”, sustentou. No balanço de sua gestão, o coronel Euller Chaves afirmou: “Nós temos orgulho do nosso legado, pois exercemos um trabalho com paixão e responsabilidade, com a consciência do dever cumprido no combate à criminalidade, com reconhecimento nacional e implantação de importantes ações que também nos permitiram cuidar da tropa com transparência e visibilidade”, pontuou.