A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, presidida pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), determinou a recomposição do diretório estadual e da respectiva executiva na Paraíba. Com a deliberação aprovada ontem, dia 29, as decisões sobre candidaturas majoritárias, chapas proporcionais e alianças devem ser aprovadas pelo Diretório Nacional da legenda. A medida visa cessar os embates dentro do partido entre os defensores da pré-candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ao governo do Estado, apoiada pelo ex-governador Ricardo Coutinho, e os dissidentes que pregam a manutenção da sigla no projeto de reeleição do governador João Azevêdo (PSB), a exemplo do deputado federal Frei Anastácio Ribeiro.
A Comissão Executiva alegou que a decisão foi necessária porque o Diretório Estadual e a Executiva Estadual, atualmente, não representam mais o equilíbrio interno. A nova resolução foi aprovada por 15 votos a três e, com o resultado, Jackson Macêdo continua na presidência, deixando de fazer parte da direção o grupo ligado ao deputado estadual Anísio Maia, agora no PSB, após se desfiliar por não aceitar punição que o tornaria inelegível para a candidatura à reeleição este ano. A Executiva Nacional lembra que nas eleições de 2020 “um grave caso de indisciplina partidária esgarçou as relações políticas, alterando artificialmente a composição interna do PT”. Salienta, ainda, que um grupo dissidente que foi afastado do PT começa a organizar um movimento externo para influenciar nas decisões da direção estadual, o que é inaceitável.
– Considerando a situação interna do PT da Paraíba e seus reflexos na disputa eleitoral, que a exemplo da eleição de 2020 poderão afetar negativamente o desempenho do PT, com possíveis reflexos danosos, inclusive para campanha do Presidente Lula, a Comissão Executiva Nacional, procurando restabelecer o funcionamento equilibrado das instâncias partidárias do PT da Paraíba, decide: 1: avocar as decisões sobre candidaturas, chapas e alianças; 2: determinar a recomposição do Diretório Estadual e da Executiva Estadual pelas forças políticas que compõem o PT da Paraíba, restabelecendo até o dia 05 de maio a composição política acordada por ocasião do Sétimo Congresso do PT – ressalta a Comissão Executiva Nacional. O presidente estadual Jackson Macêdo negou que tenha ocorrido intervenção no diretório do PT da Paraíba.