O Diretório Regional do PT da Paraíba emitiu uma Resolução, ontem, na qual reafirma o desejo já explicitado do PT Nacional e pelo pré-candidato do partido à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de consolidar uma aliança com o MDB no Estado, mediante apoio à candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo, primeiro vice-presidente do Senado Federal, ao Palácio da Redenção, tendo o ex-governador Ricardo Coutinho, petista, como postulante ao Senado. “O PT Estadual, em total sintonia com nossa Direção Nacional e o presidente Lula, reafirma que continuará a construir com o MDB da Paraíba um projeto político unificado em defesa da democracia, da inclusão social e da retomada do desenvolvimento do nosso Estado”, diz trecho do documento.
A Resolução reafirma a necessidade de união para livrar o país da crise na qual se encontra. “O Brasil vive um dos piores momentos de sua história recente, mergulhado numa profunda crise humanitária, econômica, política e institucional (…) Vivemos um grave processo de corrosão do Estado Democrático de Direito reconquistado após o fim da ditadura militar com a promulgação da Constituição de 1988”. O documento ressalta que Lula “representa a força e a capacidade necessária para a construção desse grande movimento nacional pelo Brasil, pelo nosso povo e por nossa democracia” e lembra que o ex-presidente vem enfatizando a necessidade de união com o MDB, “especialmente no Nordeste, onde os dois partidos estão em entendimentos avançados por alianças nos nove Estados da Região e em nossa querida Paraíba, onde a pré-candidatura de Veneziano Vital do Rêgo representa esse entendimento”.
Diz ainda que “em virtude de sua história política, experiência administrativa, protagonismo no enfrentamento aos desmandos do atual governo e alinhamento com a bancada do PT no Senado Fedeeral, Veneziano é, com certeza, o melhor nome para governar a Paraíba pelos próximos quatro anos”. A Resolução relembra os avanços que a Paraíba conquistou na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho e destaca as “políticas, programas, projetos e grandes obras estruturas implantadas pelos governos de Ricardo Coutinho, que tornaram a Paraíba uma referência nacional em termos de desenvolvimento humano, social e econômico, bem como na participação popular e na geração de oportunidades para todo o povo”.
A Resolução diz que a Paraíba é gerida por um péssimo governo, “que não empreende absolutamente nada de novo, um governo que, vazio de realizações, deu-se a emitir ordens de serviço, a torto e a direito, em pleno ano eleitoral, um governo politicamente fraco, que se descolou completamente da base social que o elegeu e se fez refém de políticos conservadores” e que João Azevêdo rompeu com o programa de governo que apresentou ao povo paraibano em 2018. Finaliza afirmando que “por tudo isso o PT da Paraíba tem clara consciência de qual é o seu caminho e a sua missão em 2022: estaremos ao lado de Lula, Veneziano e Ricardo Coutinho, num projeto político que haverá de mobilizar corações e mentes na luta pelo alvorecer de um novo tempo para o povo brasileiro e para a nossa amada Paraíba”.