O governador da Paraíba, João Azevêdo, líder maior do PSB no Estado, participou, ontem, em São Paulo, do evento de lançamento da chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, tendo como vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recém-filiado ao Partido Socialista. Em declarações a jornalistas, Azevêdo destacou a importância da eleição de Lula para a preservação da democracia no Brasil, opondo-se a manobras autoritárias e golpistas do governo do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo integrou-se à comitiva nacional do PSB, chefiada pelo presidente Carlos Siqueira, ao lado de outros governadores, senadores e do deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual socialista.
Azevêdo, que disputa com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) o apoio de Lula nas eleições, reuniu-se logo cedo, ontem, com outros gestores do PSB e com o presidente Caerlos Siqueira para irem juntos ao evento. Ele postou em rede social: “Hoje (ontem) temos um compromisso importante com a democracia e o nosso futuro. Ao lado de grandes companheiros, partiicipo do lançamento da pré-candidatura de Lula e Alckmin à Presidência da República. Unidos pelo Brasil”. João Azevêdo se disse otimista com as chances de uma “grande vitória” da chapa Lula-Alckmin na Paraíba, ressaltando a identidade do líder petista com o Nordeste e as bandeiras desta região, além de lembrar como obra marcante a transposição das águas do rio São Francisco.
No evento realizado em São Paulo, João Azevêdo esteve bem próximo de Veneziano na mesa principal, sendo separado por algumas cadeiras. Os dois eram aliados políticos – a mulher de Veneziano, Ana Cláudia Vital do Rêgo, ocupou a secretaria de Articulação Política na gestão de Azevêdo. Mas o senador emedebista decidiu romper alegando falta de diálogo e gestos de desatenção por parte do atual chefe do Executivo, tendo, na sequência, se lançado candidato ao governo pelo MDB, em aliança com o PT, apoiando a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho ao Senado.