Nonato Guedes
O médico Antônio Carneiro Arnaud, diretor-financeiro da Fundação Napoleão Laureano e um dos baluartes do Hospital que é referência no atendimento a portadores de câncer, vai receber, em solenidade no próximo dia 25, às 14h, a Medalha Presidente Epitácio Pessoa, importante comenda concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em reconhecimento à sua atuação na vida pública e no exercício profissional. Natural da cidade de Pombal, no Sertão, Carneiro Arnaud foi deputado federal por duas legislaturas, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Federal, membro da Mesa Diretora da Casa, prefeito eleito de João Pessoa e superintendente do INPS do Estado. A proposta de outorga da Medalha foi apresentada pelo deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PL), destacando os “serviços prestados” pelo agraciado.
Carneiro Arnaud se disse lisonjeado com a proposta de homenagem e ressaltou que divide os méritos com colegas e demais profissionais que se dedicam ao atender aos mais necessitados, principalmente aos pacientes portadores do câncer. Em março de 2021 houve o transcurso dos 70 anos de fundação do Hospital Napoleão Laureano e o fato mereceu destaque na tribuna do Poder Legislativo Estadual. O deputado Janduhy Carneiro destacou que a Fundação mantém com excelência e transparência a capacitação e o gerenciamento dos recursos obtidos através dos governos federal e estadual. “Há 70 anos o sonho de um médico paraibano, Napoleão Laureano, tomava forma para viabilizar uma unidade beneficente para o combate ao câncer, que atendesse toda a Paraíba. A batalha para a manutenção e construção dessa grande conquista foi árdua e diária”, disse o parlamentar.
A própria Assembleia Legislativa contribuiu para o repasse de recursos à instituição, resultante de descontos dos salários dos deputados e servidores da Casa. “O hospital-sonho de Napoleão Laureano continuou atendendo milhares de paraibanos mesmo no atual estado de pandemia do coronavírus. A cura do câncer será sempre ressaltada com coragem e dedicação”, frisou Janduhy Carneiro. Nascido em dezembro de 1933, Carneiro Arnaud graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1958 e fez residência no Instituto Nacional do Câncer em cirurgia dos tumores da cabeça e pescoço, no Rio de Janeiro. Foi diretor do Hospital Napoleão Laureano e chefe da sua Secção dos Tumores da Cabeça e do Pescoço, idealizador e fundador da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço em 15 de novembro de 1967 e seu presidente de 15 de novembro de 1969 a 15 de novembro de 1971.
Foi professor de otorrinolaringologia da Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat, da Santa Casa de Misericórdia de João Pessoa, professor do curso de enfermagem da UFPB e auxiliar de ensino da disciplina de otorrino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Presidiu o VIII Congresso Brasileiro de Cancerologia, realizado em João Pessoa em outubro de 1975 e a VII Convenção Brasileira de Hospitais, também na Capital paraibana, em outubro de 1977. É membro titular da Academia Paraibana de Medicina e entre outras homenagens e honrarias recebidas figuram menção honrosa do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba, medalha do mérito hospitalar conferida pela Federação Brasileira de Hospitais e medalha Professor Mário Kroeff, conferida pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e Associação Brasileira de Combate ao Câncer do Rio de Janeiro.