Nonato Guedes
Sob o título “Marketing Repaginado”, uma reportagem da revista “Veja” noticia o ressurgimento de profissionais de comunicação e marketing como peças importantes nas campanhas eleitorais, “mas sem os poderes, o glamour e o caixa dois dos passado”. A matéria refere-se, sobretudo, às eleições presidenciais, com ênfase para a recente crise no PT do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que resultou numa troca importante: a substituição de Augusto Fonseca por Sidônio Palmeira em meio a um diagnóstico de que Lula deveria segurar o discurso radical e partir para acenos a setores do centro e ao empresariado, trazendo para o foco do debate a inflação e o desemprego.
Na Paraíba, já houve uma guinada no segmento na campanha para governador do Estado. O pré-candidato do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, fechou contrato com a agência Mix de Comunicação para coordenar o marketing de sua campanha este ano. A Mix é dirigida pelo publicitário Zé Maria, ex-revista Veja, que atua na Paraíba desde 1990, pilotando uma das mais conceituadas agências da região Nordeste. Zé Maria foi o responsável pelo marketing de campanhas históricas no Estado, como as de Ronaldo Cunha Lima, em 1990, e de Antônio Mariz, para o governo em 1994, juntamente com os candidatos vitoriosos ao Senado Ronaldo Cunha Lima e Humberto Lucena. A Mix coordenou sucessivas campanhas a prefeito de Campina Grande com Cássio Cunha Lima, bem como nas de Cícero Lucena em João Pessoa e Romero Rodrigues.
De acordo com a reportagem de Bruno Ribeiro numa das últimas edições da “Veja”, a repaginação do marketing implicou na saída de cena dos gênios das propagandas e dos slogans retumbantes, com a entrada em campo de profissionais que atuam de forma muito discreta e preferem ser chamados de “estrategistas”, para evitar estigmas e exploração. Lula Guimarães, contratado por João Doria, pré-candidato pelo PSDB a presidente da República, lembra que a realidade, hoje, impõe a apresentação de uma proposta para o público geral, que vai ver TV, e outra para o sujeito da rede social, que já tem uma relação diferente com o candidato. “Esse tipo de preocupação não existia antes”, sinaliza. Outros pré-candidatos ao governo da Paraíba, como Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL), embora sem entrar em detalhes, já formam suas respectivas equipes, sem falar no governador João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, que terá à disposição uma mega-estrutura para alavancar a campanha a um novo mandato. Os profissionais da comunicação e marketing também estão sendo arregimentados por candidatos ao Senado e a mandatos proporcionais como o de deputado federal, diante do acirramento da batalha que já se prevê nas eleições de outubro.