O deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB) defendeu, ontem, a formação de uma comissão para cobrar ações emergenciais para os problemas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O argumento foi apresentado pelo parlamentar durante uma audiência pública solicitada por ele e realizada no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
– A nossa proposta é buscar formar uma comissão para ir até o INSS e ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O problema do Instituto não é de hoje. Ele já vem de algum tempo. O que não podemos é nos furtar de tratar do assunto – opinou o deputado paraibano.
Para ele, a ausência de respostas a respeito do “apagão” do INSS é inaceitável para a sociedade. “O assunto tem que ser discutido porque se trata de uma situação de extrema gravidade e iremos buscar resolvê-la. Esse tema foge de brigas políticas, de eleições e de cores partidárias, porque é um tema que atinge todos os brasileiros”, acrescentou.
Durante a audiência, a secretária-geral do Consórcio de Sindicatos de Seguridade Social, Vilma Ramos, agradeceu o empenho do Parlamento em busca de soluções para a crise do INSS e destacou a importância do Instituto. “É de responsabilidade do INSS a gestão de políticas de previdência fundamentais para o povo brasileiro. Apesar disso, o quantitativo de servidores foi reduzido drasticamente, de 2016 para cá, em cerca de 40%. Tudo isso se reflete no volume de atendimentos e na qualidade dos serviços”, afirmou Vilma. A formação da comissão proposta pelo deputado Ruy Carneiro deve ser discutida nas próximas reuniões da Comissão de Seguridade Social e Família.