O médico e ex-prefeito de João Pessoa Antônio Carneiro Arnaud vai receber, em solenidade prevista para hoje, às 14h, a Medalha Presidente Epitácio Pessoa, importante comenda outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em reconhecimento à sua atuação na vida pública e no exercício profissional. Atual diretor-financeiro da Fundação Napoleão Napoleão, Carneiro Arnaud é um dos baluartes do Hospital que se tornou referência no atendimento a portadores de câncer. A proposta de concessão da Medalha foi apresentada pelo deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PL), justificando os “serviços prestados” pelo agraciado.
Além de prefeito de João Pessoa, Carneiro Arnaud, que é natural da cidade de Pombal, no Sertão, foi deputado federal por duas legislaturas, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Federal, membro da Mesa Diretora da Casa e superintendente do INPS no Estado. Ele se disse lisonjeado com a proposta de homenagem, ressaltando que divide os méritos com colegas e demais profissionais que se dedicam a atender aos mais necessitados, principalmente aos pacientes portadores do câncer. O Hospital Napoleão Laureano completou, em março de 2021, setenta anos de fundação, tendo o fato merecido destaque na tribuna do Poder Legislativo Estadual por parte do deputado Janduhy Carneiro. Ele destacou que a Fundação mantém com excelência e transparência a capacitação e o gerenciamento dos recursos obtidos através dos governos federal e estadual. A própria Assembleia contribui para o repasse de recursos à instituição, mediante descontos nos salários dos deputados e servidores da Casa.
O deputado Janduhy Carneiro lembrou que o hospital Napoleão Laureano continuou atendendo a milhares de paraibanos mesmo no estágio da pandemia do coronavírus. ” A cura do câncer será sempre ressaltada com coragem e dedicação”, frisou Janduhy Carneiro. Carneiro Arnaud graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e fez residência no Instituto Nacional do Câncer em cirurgia dos tumores da cabeça e pescoço, no Rio de Janeiro.. Ele foi o primeiro prefeito eleito de João Pessoa após a restauração das eleições para prefeitos de Capitais. Concorrreu em 1985, pelo PMDB. Derrotou o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, que disputou pelo PTB. Carneiro, na época, teve o apoio do esquema político do ex-governador Wilson Braga, que fez uma composição com o então PMDB.
Redação