Kubitschek Pinheiro
O Centro Universitário Uniesp, através do Curso de Medicina Veterinária, que tem na coordenação a professora Paula Fernanda Barbosa de Araújo, vai inaugurar nesta quarta-feira, (1º de junho) seu Ambulatório de Medicina Veterinária. Será às 17h30, com a presença da reitora, professora Erika Marques, da pró-reitora professora Iany Barros, alunos e corpo docente.
O novo espaço tem como objetivo a formação acadêmica, cujos alunos terão a oportunidade de participar de aulas práticas em diversas disciplinas, onde os acadêmicos realizarão o atendimento dos pacientes, fazendo uma anamnese, com a orientação e supervisão do docente.
Segundo a coordenadora, Paula Fernanda, a prioridade é a formação acadêmica dos alunos, que terão aulas práticas em diversas disciplinas, como Habilidade Clínicas, Semiologia, Anestesiologia e aulas de Diagnóstico por Imagem, com Raio X e Ultrassom.
“Esses atendimentos serão realizados nos animais, dos nossos alunos e também de toda Instituição. Os animais vão passar por avaliação clínica e se necessário serão submetidos a exames laboratoriais, aplicação de vacinas, realização de testes rápidos para FIV/FELV (em gatos) e Leishmaniose em cães; coletas de sangue para hemogramas e sumários de urina”.
A reitora e a mantenedora do UNIESP, professoras Erika Marques e Graça Holanda Colado ressaltaram a importância do ambulatório veterinário.
“Tudo que pensamos é um projeto de equipe para que todos os nossos alunos de todos os cursos tenham o melhor na sua formação. Parabenizamos a professora Paula Fernanda, o corpo docente e os alunos de Medicina Veterinária do Uniesp”, comentou a reitora.
“Cada dia avançamos mais, seja nas aulas teóricas, com o potencial de nossos professores e nas aulas práticas. O Ambulatório do Curso de Medicina Veterinária chegou na hora certa, para elevar mais ainda a formação dos alunos”, pontuou a professora Graça Colaço.
UNIESP no INSA
Os alunos de Medicina Veterinária do UNIESP visitaram o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na oportunidade, os acadêmicos foram recebidos pela diretora de Pesquisa, Mônica Tejo Cavalcanti e pesquisadores que fizeram uma apresentação sobre as áreas de atuação do INSA ( Biodiversidade, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Desertificação, Energia, Gestão da Informação e popularização do conhecimento, Recursos Hídricos, Sistemas de Produção Animal, Sistemas de Produção Vegetal, Solos e Mineralogia e Inovação)
A visita técnica proporcionou aos alunos do Uniesp conhecer as instalações e as pesquisas desenvolvidas pelo instituto. Os estudantes conheceram experimentos que estão localizados na sede administrativa do Instituto. Participaram desse encontro, a professora Maiza Araújo Cordão, e os professores Guilherme Santana e Nilton Guedes
A pesquisa científica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando de forma qualificada, para o mercado de trabalho, relata a coordenadora do curso, Paula Fernanda.