Nonato Guedes
A saúde mental dos jovens foi tema de debate, nesta quinta-feira (9) durante sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, proposta pela deputada Rafaela Camaraense, do PSB. Após discussões com jovens e entidades representativas, foi lançado um Manifesto em defesa da saúde mental da juventude com propostas de políticas públicas, entre elas, a criação de uma Comissão Especial de Atenção à Saúde da Juventude e criação de programas estaduais de atenção à saúde mental do segmento.
A deputada autora da propositura lembrou que um em cada quatro jovens está enfrentando sintomas agudos de depressão, enquanto um em cinco tem sintomas fortes de ansiedade, conforme estudo global feito por pesquisadores canadenses. Destacou ainda que o suicídio é a segunda causa de morte entre adolescentes. “Precisamos mudar essa realidade, encontrar soluções para ajudar esses jovens. A saúde mental interfere na vida deles, os afasta dos estudos, do trabalho, da família e da vida social. Em muitos casos, podendo levá-los à morte. O manifesto em defesa da saúde mental da juventude mostra o grave problema e apresenta soluções para ajudar nossa juventude nesse aspecto tão importante e que interfere diretamente na vida deles”, ressaltou Rafaela.
Marcos Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude, enfatizou o trabalho de Rafaela na Secretaria de Juventude e, agora, na Assembleia Legislativa, quanto à elaboração de políticas públicas para os jovens. “É importante esse trabalho realizado pela deputada na questão que trata da saúde mental da juventude. A pandemia produziu efeitos significativos na vida dos jovens e precisamos priorizar esse tema, oferecendo na rede pública esse apoio psicológico para a nossa juventude”, afirmou. O secretário de Estado de Esporte, Juventude e Lazer, Zezinho Botafogo, elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para contribuir com as políticas públicas propostas no manifesto.
Ele expressou: “Debates como esse contribuem muito para nossa experiência. Em momentos como esse desenvolvemos e planejamos as políticas públicas necessárias para melhorar a vida dos jovens. Decerto, esse manifesto irá contribuir com ações para o futuro do segmento na nossa Paraíba”. A secretária executiva de Juventude da Paraíba, Madu Ayá, qualificou como oportunas as ideias para elaboração de políticas públicas focadas nos jovens. Referiu-se à execução de dois projetos a cargo da Secretaria que serão pontos prioritários dentro do Agosto das Juventudes, o “Ponto de Escuta” e o “Quem Somos e o que Queremos”.