Nonato Guedes
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas, declarou que vai anunciar, quarta-feira, 15, sua decisão sobre a pré-candidatura ou não ao Senado Federal pelo esquema do governador João Azevêdo (PSB). O parlamentar manteve encontro, no final de semana, com o chefe do Executivo, do qual participou, também, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, presidente do PP e pai de Aguinaldo, que manifestou confiança no empenho de Azevêdo para atrair apoios ao projeto do seu filho. Todavia, o deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos, afirmou, hoje, à rádio “Correio Sat” que o partido, mesmo apoiando a candidatura do governador à reeleição, fechará com a pré-candidatura do deputado Efraim Filho (União Brasil) ao Senado.
Hugo Motta relembrou que há entendimentos mais antigos, por parte de integrantes do Republicanos, com Efraim Filho, que, inclusive, disponibilizou redutos seus à Câmara Federal. Deu a entender que Aguinaldo Ribeiro, além de ter chegado tardíamente na mesa de negociação, não liberou áreas influentes como retribuição a apoios para disputar o Senado. Motta deixou claro, porém, que Efraim não tem “carta branca” do Republicanos para aliciar prefeitos do partido para a pré-candidatura do deputado federal Pedro Cunha Lima ao governo. Efraim, que se encontra em caravana no interior do Estado, deu declarações observando apenas que cumpriu sua “parte” no diálogo com o Republicanos e que aguarda, confiante, o posicionamento final da agremiação.
“Já é chegada a hora. Quarta-feira anunciarei os próximos passos da nossa caminhada”, frisou Aguinaldo Ribeiro, em tom enigmático. Nos meios políticos, as versões são de que o governador João Azevêdo está no circuito tentando mediar uma solução satisfatória, juntamente com outros expoentes do seu grupo político. Azevêdo tem insistido em coesão do esquema em torno da chapa majoritária e já declarou que Efraim saiu da base. Hugo Motta, por sua vez, ao confirmar a manutenção do apoio a Efraim pelo Republicanos, explicou que esse capítulo sobre o Senado é “página virada”.