O governador João Azevêdo (PSB), juntamente com outros fgovernadores de Estados do Nordeste, participará de reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O encontro acontecerá no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, 16, e terá um pronunciamento de Lula sobre a fome, em cima de indicadores oficiais que comprovam o agravamento da situação entre famílias pobres do território nacional. A fala de Lula dará ênfase à pesquisa divulgada e que apontou que, em dois anos, dobrou o número de brasileiros que não têm o que comer.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcará presença na Primeira Feira Nordestina de Agricultura Familiar, prevista para 15 e 18 próximos, no Centro de Convenções de Natal. De lá, após almoçar com os governadores, Lula vai ao estacionamento da Arena das Dunas para o evento intitulado “Juntos pelo Rio Grande do Norte”. A governadora do Estado, Fátima Bezerra, filiada ao PT, é natural da Paraíba. O encontro entre João Azevêdo e o ex-presidente da República ocorrerá um dia após o anúncio de Aguinaldo Ribeiro, amanhã, sobre seu destino político nas eleições de 2022, havendo expectativa de que oficialize sua pré-candidatura ao Senado na chapa liderado pelo atual governador.
A agenda política do petista em Natal inclui um almoço com os nove governadores do Nordeste. Por outro lado, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores previu, ontem, que o ex-presidente Lula deverá visitar a Paraíba no mês de julho, como parte da peregrinação agendada por outras Capitais nordestinas. Não há, entretanto, até agora, uma agenda específica que o pré-candidato à Presidência da República cumprirá no Estado.
A Paraíba é um dos poucos Estados do Brasil que ainda não recebeu a presença do petista na fase de pré-campanha eleitoral. No Estado, Lula é apoiado pelo governador João Azevêdo e pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, pré-candidato ao governo pelo MDB, que rompeu com o chefe do Executivo paraibano. O PT local está dividido, com uma ala pró-Veneziano e outea pró-Azevêdo. A governadora Fátima Bezerra comentou a visita de Lula: “Vamos recebê-lo com muita alegria, afeto e esperança de um futuro de reconstrução e transformação para o nosso país”.