O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) apresentou um requerimento, ontem, solicitando a realização de uma audiência pública para debater o rol taxativo da ANS na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. A matéria já foi incluída na pauta da comissão e deve ser avaliada pelos parlamentares na reunião prevista para esta terça-feira.
Ruy defende que o assunto seja tratado com máxima seriedade e atenção, pois interfere diretamente na vida de milhares de brasileiros. “A decisão sobre o rol taxativo dos planos de saúde trouxe insegurança para pacientes e familiares. Algumas operadoras de planos já estão suspendendo tratamentos que vinham sendo realizados regularmente, comprometendo a efetividade de tratamentos e terapias. Precisamos debater esse assunto e ouvir as partes envolvidas para construir uma solução que não coloque em risco a vida e o desenvolvimento de milhares de pessoas”, defendeu.
O requerimento solicita que a audiência seja realizada com a participação de representantes da ANS, Federação Nacional de Saúde Suplementar, Força TAE-SP, Associação de Amigos dos Autistas, Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras de Mato Grosso (Amand-MT) e da Associação de Pais de Autistas da Paraíba.