Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do PP, confirmou nesta segunda-feira que o Progressistas vai indicar o nome de Lucas Ribeiro, vice-prefeito de Campina Grande, para compor a chapa majoritária encabeçada pelo governador João Azevêdo (PSB) à reeleição, na vaga de vice-governador. “O nome de Lucas terá a indicação do nosso partido pela sua jovialidade, experiência pública e condição de ser campinense”, afirmou Cícero. Lucas é filho da senadora Daniella Ribeiro, presidente estadual do PSD, já ocupou secretaria na administração municipal campinense e estava cogitado para disputar mandato à Câmara Federal, recuando diante da permanência do seu tio, o deputado, Aguinaldo Ribeiro, no páreo, com a consequente desistência de concorrer ao Senado.
De acordo com Cícero Lucena, entusiasta do nome de Lucas na chapa do governador, a indicação será levada para debate com João Azevêdo e com os partidos da base para formalização do nome na composição. Abordado por jornalistas, o governador João Azevêdo elogiou a figura de Lucas Ribeiro, dizendo tratar-se de um bom nome e que aguarda a comunicação oficial do Progressistas. Com a indicação de Lucas, falta resolver o problema do espaço do Republicanos na chapa majoritária. A legenda presidida pelo deputado federal Hugo Motta não cogita lançar nome ao Senado e está fechada com o nome do deputado federal Efraim Filho (União Brasil), que saiu da base de Azevêdo e está na chapa de Pedro Cunha Lima (PSDB), de oposição ao governador. Desde a desistência de Aguinaldo Ribeiro em disputar o Senado, foram cogitados outros nomes para a vaga de vice com João Azevêdo, como os das deputadas Dra Paula e Jane Panta e a primeira-dama da Capital, Lauremília Lucena. Mas ganhou força o nome de Lucas Ribeiro, com receptividade junto a Azevêdo.
Nos últimos dias, o próprio governador conversou com o deputado federal Hugo Motta em Patos sobre a posição do Republicanos com relação à sua chapa, mas nada vazou oficialmente ou extra-oficialmente sobre o que ficou acertado. Segundo o chefe do Executivo, “é uma construção” a definição do espaço de vice na chapa. Ele continua pregando unidade e alinhamento da chapa que vai encabeçar mas admite que tem pressa em equacionar a pendência com os Republicanos. Para o prefeito de João Pessoa, o nome de Lucas Ribeiro fortalece a chapa e reforça a posição do governador no confronto que irá travar.