O deputado federal Ruy Carneiro (PSC), coautor da Lei Seca, reforçou a importância das operações em períodos festivos como o recente São João, mas cobrou frequência das autoridades paraibanas nas fiscalizações. Durante as festividades do mês passado, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba notificou 152 condutores por dirigir sob o efeito de álcool. De acordo com Ruy, esses números comprovam a efetividade da lei e a necessidade de aplicação de forma permanente durante todo o ano.
“Nosso principal objetivo ao tornar a legislação mais rigorosa foi salvar vidas. Temos visto que quando ela é aplicada, isso vem acontecendo de forma extremamente eficiente. O problema é que os órgãos de trânsito da Paraíba não realizam blitzes e fiscalizações com a frequência adequada e acabam dando brecha para condutores que costumam cometer irregularidades. A frequência das ações é determinante, inclusive, para construir uma cultura de respeito à legislação”, defendeu o parlamentar.
O balanço divulgado pelo Detran-PB também revelou que nesse período junino foram realizados 1.064 testes de bafômetro, que resultaram na apreensão de 138 carteiras de habilitação e na remoção de 45 veículos aos pátios do órgão. A operação ainda autuou 145 condutores em flagrante, pela prática de outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.