Reportagem publicada no site UOL dá conta de que pré-candidatos a governos no Nordeste e líderes históricos do MDB abandonaram a senadora Simone Tebet (MDB-MS) à própria sorte e fazem campanha aberta para outro presidenciável: o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os emedebistas candidatos ao governo Paulo Dantas, em Alagoas; e Veneziano, na Paraíba; são alguns dos nomes que largaram a terceira via e declaram que vão dar palanque para o ex-presidente. O ex-governador Renan Filho, que será candidato ao Senado por Alagoas, também foi outro a declarar voto abertamente.
Em nota, o diretório nacional do MDB admite que não vê o apoio a Lula como “rebeldia” ou “traição”, “mas sim um histórico de aliança na região do MDB com o PT”.
“O MDB é o partido mais democrático do país e respeita a autonomia dos diretórios estaduais, em especial aqueles constituídos pelo voto nas convenções estaduais”.
Sobre a Paraíba, o MDB afirma que Veneziano já havia deixado claro a sua aliança com Lula, “mas se dispôs, quando oportuno, a receber a pré-candidata Simone Tebet, sua colega de Senado”. Veneziano, inclusive, deve ter um petista como vice, mas o nome do ex-governador Ricardo Coutinho ainda é incerto por conta de sua inelegibilidade.