A ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais, a professora universitária Maria Luiza Feitosa e o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, Antônio Barbosa, foram os quatro nomes da lista preparada, ontem, pela executiva estadual do PT para compor como candidato a vice-governador a chapa encabeçada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). A relação foi encaminhada, simultaneamente, para apreciação de Veneziano e conhecimento da direção nacional do PT. Até o momento, a presidente nacional petista Gleisi Hoffmann tem dado aval à aliança entre o PT e Veneziano e o próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou vídeo declarando que apoia a coligação.
Além de candidatura a vice, o PT paraibano já lançou o nome do ex-governador Ricardo Coutinho como pré-candidato ao Senado na chapa de Veneziano. Ricardo, inclusive, tem percorrido municípios do Estado juntamente com o político emedebista, embora sua candidatura enfrente problema de inelegibilidade, que foi decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O ex-governador tenta reverter essa decisão nas instâncias judiciais superiores em Brasília, buscando conseguir liminar junto ao Supremo Tribunal Federal que favoreça sua pretensão. Além de Veneziano, o governador João Azevêdo (PSB), pré-candidato à reeleição, declara-se integrante da “base lulista” no Estado e luta pelo direito de usar a imagem do ex-presidente Lula no seu Guia Eleitoral. O projeto do governador é combatido fortemente por Ricardo Coutinho e pelo presidente do diretório estadual, Jackson Macêdo, que tem insistido em declarar que Lula terá apenas um palanque na Paraíba.
O deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, contesta essa versão lembrando que a nível nacional há uma composição entre PT e PSB, o que foi consolidado com a escolha, pelo próprio Lula, do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recém-filiado aos quadros socialistas, para seu vice na campanha eleitoral. Jackson Macêdo ameaçou até mesmo recorrer à Justiça se o governador João Azevêdo vier a fazer uso da imagem de Lula, mas o deputado Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, considera “inócua” essa manifestação. A expectativa maior é quanto à vinda de Lula ao Estado e ao posicionamento que ele vai anunciar. Até agora, o ex-presidente tem percorrido Estados do Nordeste e por duas vezes esteve em Natal, Rio Grande do Norte, prestigiando reunião do Consórcio de Governadores da Região, mas excluiu a Paraíba do seu roteiro. Não obstante, Lula e o governador João Azevêdo se encontraram para conversas, tendo confabulado, também, em Brasília, por ocasião do anúncio de Geraldo Alckmin como vice do líder petista.
A professora Maria Luiza Feitosa, que consta na relação de sugestões para a vice de Veneziano Vital do Rêgo, é formada em História e Direito e foi pró-reitora de Pós-Graduação da UFPB, possuindo um vasto currículo de formação acadêmica. Ela foi uma das organizadoras do livro “Lawfare: o Calvário da democracia brasileira”, enfatizando o uso do Direito como arma contra um “inimigo” comum. Dirigentes petistas estão animados com o ritmo que a campanha deverá tomar e preveem que o lançamento oficial da chapa deverá acontecer ainda este mês, sendo esperada a presença do ex-presidente Lula. A ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, foi citada e presa no bojo de processos da Operação Calvário que apura desvio de recursos da Educação e da Saúde no perído de gestão de Ricardo Coutinho, que governou a Paraíba por dois mandatos, além de ter sido eleito duas vezes prefeito de João Pessoa, sendo derrotado na terceira tentativa, em 2020.