O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), pré-candidato ao governo, reiterou sua posição contrária à privatização da Cagepa que, segundo ele, é defendida por outros postulantes, citando o próprio governador João Azevêdo (PSB), pré-candidato à reeleição, apesar dele ter dito que não cogita privatizar a empresa estatal. Para Veneziano, o governador “não assumiu que buscou, junto ao BNDES, estudos para privatizar a companhia, conforme informações divulgadas pela Agência Brasil, órgão de divulgação oficial do governo federal”. O parlamentar emedebista frisou que uma privatização da Cagepa prejudicaria, principalmente, as pequenas cidades paraibanas.
– Precisamos investir para melhorar o serviço e não buscar estudos para privatizar a empresa – acrescentou Veneziano, para quem a Cagepa precisa ser valorizada e fortalecida. “A empresa é superavitária e pode melhorar para desenvolver um serviço de excelência, voltado à população do Estado como um todo, sobretudo nas pequenas cidades – acrescentou. E mais: “O MDB acha que entregar patrimônio público irá resolver os problemas de esgotamento sanitário e de abastecimento? Claro que não! Pergunte qual é a segurança que um município pequeno terá, na manutenção dos seus serviços de abastecimento de água, por uma empresa privada. Tem candidato que tem o desejo de se desfazer da Cagepa mas não assume isto publicamente. O que precisamos é mais investimentos na empresa para a melhoria dos seus serviços”.
Veneziano informou que o atual governo já autorizou o diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDEs, Fábio Abrahão, a promover estudos para o leilão dos serviços de abastecimento e saneamento na Paraíba em 2023, de acordo com a Agência Brasil.