Nonato Guedes
O ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) causou “frisson” nos meios políticos ao retornar à Paraíba para conduzir articulações com aliados políticos em torno da disputa eleitoral ao governo do Estado. Ele se reuniu, ontem, em Lagoa Seca, com o ex-prefeito Romero Rodrigues (PSC), que é pré-candidato a deputado federal mas também continua no radar como opção para concorrer ao governo pela oposição. Da conversa participou, ainda, o ex-prefeito Fábio Ramalho, tucano, um dos principais cabos eleitorais do deputado federal Pedro Cunha Lima, que é pré-candidato ao Palácio da Redenção pelo PSDB.
Na opinião de Cássio, o momento serviu para uma conversa “sobre um futuro melhor para a Paraíba”. Os movimentos agitaram os meios políticos diante das especulações em torno da provável desistência de Pedro Cunha Lima de seguir candidato ao governo. O parlamentar afirmou em entrevistas que não tem ambição para ser governador a qualquer preço e que pode sair do páreo, sem problemas. Ele assumiu a pré-candidatura ao governo depois que Romero Rodrigues desistiu. Agora, o próprio Romero insinua que também não lhe falta disposição para enfrentar o desafio. Nos últimos dias ele vinha cobrando “reciprocidade” no apoio à sua candidatura a deputado federal, o que provocou declaração de adesão do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) e, também, a receptividade por parte de Cássio.
Em relação ao ex-governador Cássio Cunha Lima, ele demonstrou ter se retraído da disputa de cargos eletivos depois que foi surpreendentemente derrotado na tentativa de se reeleger ao Senado em 2018. Já enfatizou que “há vida inteligente” fora da política e que estava dedicado a outras atividades para poder sobreviver. Mas sua influência continua preponderante na conjuntura e o seu grupo ressente-se de uma articulação maior para fazer frente ao governador João Azevêdo (PSB), ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e ao comunicador Nilvan Ferreira (PL).
As discussões internas, segundo se apurou, envolvem, também, a consolidação do apoio à pré-candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. O chefe de governo já anunciou que tem candidato a governador na Paraíba – Nilvan Ferreira, mas tem feito acenos na direção dos Cunha Lima, com deferência especial ao ex-senador Cássio, o que já foi demonstrado até em eventos públicos de repercussão.