Nonato Guedes
O deputado federal Gervásio Maia, presidente do diretório estadual do PSB na Paraíba, fez um convite, ontem, para evento político entre os socialistas e partidos aliados, a ocorrer na próxima quinta-feira no Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, acrescentando que o convite é extensivo à população. O evento, chamado de “grande encontro do PSB”, acontecerá a partir das 17h, conforme publicação feita nas redes sociais. O objetivo, de acordo com Gervásio, é debater a continuidade do projeto do governador João Azevêdo, que é pré-candidato à reeleição no pleito de outubro.
O anúncio agitou os meios políticos paraibanos, diante da perspectiva de que venham a ser anunciados nomes para a chapa de Azevêdo, o que não foi confirmado pelo deputado Gervásio Maia. Até o momento, o esquema do governador está sem candidatos definidos para vice-governador, senador e suplentes de senador. Um dos prováveis postulantes a vice, o deputado Adriano Galdino, do Republicanos, que é presidente da Assembleia Legislativa, já descartou a hipótese de ser indicado, depois que manteve o compromisso com a pré-candidatura do deputado Efraim Filho (União Brasil) ao Senado. Efraim está no bloco de oposição, ao lado do pré-candidato do PSDB ao governo Pedro Cunha Lima.
Em relação ao Senado, surgiu um impasse diante da desistência do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) em concorrer à vaga, preferindo manter-se como candidato à reeleição à Câmara Federal. Num encontro mantido pelo parlamentar com o governador João Azevêdo na Granja Santana ficou acertado que o PP indicaria outro nome e as especulações ganharam corpo em torno do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella Ribeiro, que passou a presidir o diretório regional do PSD. Mas o deputado Gervásio Maia chegou a admitir nos últimos dias a discussão interna de candidatura própria do partido para vaga no Senado, depois que o jornalista Heron Cid e o ex-secretário de Saúde Geraldo Medeiros se dispuseram para a candidatura. Em princípio, tanto Heron quanto Medeiros se anunciaram pré-candidatos a deputado federal pelo esquema de apoio ao governador. Mas o próprio nome de Gervásio é cogitado, igualmente, para o Senado, tendo sinalizado que está à disposição do PSB.