Kubitschek Pinheiro
O dermatologista paraibano Otávio Lopes com a equipe de profissionais que integram a Clínica Santa Catarina e alguns colaboradores, está realizando uma Campanha de Atendimento a Famílias Carentes. O projeto, que existe há três anos, tem como objetivo levar saúde, cuidando da pele da população.
A cidade de Mari foi a beneficiada da semana passada. “Contamos também com os técnicos do local que iremos atender. Em Mari, tivemos a presença da secretária de Saúde Municipal, doutora Emanuelle Chaves e sua equipe, como também a Igreja Católica, com o Padre Elias e sua equipe do ECC (Encontro de Casais com Cristo). É um trabalho gratificante”, disse Otávio Lopes.
Essas ações solidárias de saúde em diferentes frentes começaram em João Pessoa. O médico explica: “Essa foi a primeira vez que saímos de João Pessoa. Pretendemos fazer uma caminhada por algumas cidades do Brejo paraibano. Estamos estudando a logística disso. Levamos amostras grátis de medicações, equipamento para cauterização, como nitrogênio líquido para tratar lesões pré-malignas e manchas”.
A campanha em Mari atendeu 99 famílias. 12 pacientes tiveram diagnóstico de câncer de pele, que serão conduzidos para o tratamento na Clínica Santa Catarina, em João Pessoa, gratuitamente.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, as boas ações não podem parar. Como forma de continuar ajudando a quem mais precisa, Otávio Sérgio segue com esse trabalho. “Essa Campanha tem três anos. A primeira vez aconteceu em João Pessoa, no Bairro São José, onde foram atendidas mais de 100 pessoas por 5 dermatologistas. O foco é na identificação precoce dos cânceres de pele e conduzir casos difíceis de dermatologia”, pontua Otávio
Acontecem consultas para a comunidade?
Otávio Lopes – Nós temos um plano continuado de assistência às pessoas carentes. Todos os dias alguém da equipe atende uma gratuidade, algumas, inclusive, recebem tratamentos, também gratuitos, que são contínuos, como a fototerapia.
Existem planos de estender essa campanha?
Otávio Lopes – Estamos estudando a possibilidade de ampliar, estamos tentando convencer outros colegas.
As crianças também participam com os pais?
Otávio Lopes – Atendemos pouca criança, pois o foco são os casos de risco de CA de pele, crianças que foram atendidas são encaminhadas por outros médicos.