A decisão sobre qual candidatura majoritária ao governo da Paraíba será apoiada pela Federação Brasil da Esperança ficará a cargo da Executiva Nacional e deverá sair até o dia 20 deste mês. Formada pelo PT, PV e PCdoB, a Federação está dividida entre as candidaturas do governador João Azevêdo (PSB) à reeleição e do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que tem como pré-candidato ao Senado o ex-governador Ricardo Coutinho, filiado ao PT. O presidente do diretório estadual do PT, Jackson Macêdo, informou que houve impasse para uma definição na nova reunião realizada a nível local no último sábado, 9, restando o consenso de que caberia à Executiva Nacional deliberar.
Na íntegra, eis a nota divulgada pelos representantes da Federação Brasil da Esperança na Paraíba:
“No último dia 09 de Julho (sábado) a Coordenação Estadual da Federação Brasil da Esperança, que é formada pelos presidentes estaduais do PT, PCdoB e PV, realizou mais uma reunião de trabalho que deliberou entre outras questões pelo fechamento de chapa proporcional para as eleições de 2022, onde serão lançados 37 nomes de pré-candidatos a deputado estadual e 13 nomes de pré-candidatos a deputado federal, dos três partidos.
Ainda sobre a chapa majoritária, conforme determinam as últimas resoluções nacionais da Federação Brasil da Esperança, foi identificado um conflito com posições diferentes entre os partidos de nossa composição. Desta forma, caberá à direção nacional da Febrasil a deliberação final sobre a tática eleitoral majoritária em nosso Estado até o próximo dia 20 de Julho.
Assim, não procede a informação sobre qualquer votação ou deliberação de apoio da Federação a qualquer candidatura na Paraíba, cabendo tal questão à Executiva Nacional da Febrasil dentro do prazo estabelecido. Por fim, foi aprovado que a coordenação da Federação Brasil da Esperança na Paraíba será composta por Jackson Macêdo, do PT, como presidente, Gregória Benário, do PCdoB, como primeira vice-presidente e Denis Soares, do PV, como segundo vice-presidente”.