O ex-presidente Michel Temer, em entrevista à CNN Brasil, anunciou que planeja propor um adiamento da data da convenção nacional do MDB, onde o partido deverá decidir sobre confirmar ou não a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. A ideia é encontrar uma forma de apaziguar o conflito entre os caciques do partido, que não chegam a um consenso sobre o seu destino nas eleições.
A iniciativa de articular uma prorrogação, segundo Temer, partiu a pedido da própria liderança do partido. A data limite para que o MDB tome uma decisão é cinco de agosto, quando começa oficialmente o período eleitoral. Além de ganhar tempo, o ex-presidente espera que o adiamento permita mudar a modalidade da convenção. “Não fazê-la virtualmente mas presencialmente. Segundo disseram, tem sido uma tradição do nosso MDB”, explicou. A senadora Simone Tebet é o segundo nome mais forte nas pesquisas eleitorais entre os chamados candidatos da terceira via, posicionamento defendido para o partido pelo seu presidente, o deputado Baleia Rossi (SP).
Ao lado da manutenção de sua candidatura, estão 19 líderes estaduais do partido, que manifestaram seu apoio, ontem, dia 19. Do outro lado, estão os 11 líderes estaduais que declararam apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de nem todos necessariamente serem contra a adesão a uma terceira via, esses líderes temem pela repetição do cenário vivenciado pelo partido em 2018, quando investiram recursos na campanha de Henrique Meirelles. O candidato não alcançou 2% dos votos e as bancadas do MDB na Câmara e no Senado encolheram com a falta de verba nas campanhas de parlamentares.
Entre os líderes estaduais do MDB que declararam apoio a Lula está o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do partido na Paraíba e pré-candidato ao governo do Estado. Numa conversa pessoal com o ex-presidente em São Paulo, Veneziano confirmou para quatro de agosto a vinda dele à Paraíba para evento político. O MDB da Paraíba fechou acordo com o PT para a disputa majoritária, tendo Veneziano na cabeça e o ex-governador Ricardo Coutinho como pré-candidato ao Senado. Em postagem nas suas redes sociais, Ricardo Coutinho exultou com a vinda de Lula à Paraíba. E reafirmou como imprescindível a vitória do pré-candidato do PT ao Planalto, “para manter a democracia e preservar conquistas alcançadas pela sociedade”.