A ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais e a professora universitária Maria Luiza Alencar Feitosa, que figuraram entre os quatro nomes indicados pelo PT para pré-candidato a vice-governador, compondo a chapa encabeçada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) retiraram seus nomes do rol, permanecendo apenas o presidente do diretório municipal do PT em João Pessoa, Antônio Barbosa. Diante da decisão da maioria, o presidente estadual do partido, Jackson Macêdo, decidiu que as indicações ficam canceladas, ficando Veneziano à vontade para escolher integrante da chapa.
Márcia, Maria Luiza e Lenildo ressaltaram em carta encaminhada à direção estadual do PT que a unidade política e todas as energias dos militantes devem ser focadas no desafio de conduzir o país de volta à normalidade democrática, mediante a recondução do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. “Sem condicionantes ou priorização a projetos menores que com certeza não são mais importantes do que esta luta”, acrescentaram. Também ressaltam a prioridade da luta pela eleição do ex-governador Ricardo Coutinho para o Senado. Embora considerado inelegível pelo TSE, Ricardo atua em Brasília para reverter a punição e assegurar a pré-candidatura.
Os nomes indicados haviam sido escolhidos por unanimidade em reunião realizada no dia 04 de julho para serem apresentados como sugestões ao cargo de vice-governador ou vice-governadora na composição MDB/PT no contexto da disputa eleitoral de outubro. Além da importância da eleição de Lula para o Planalto, os militantes petistas avaliam “a relevância de elegermos pela primeira vez na história da Paraíba um senador comprometido integralmente com o projeto de recuperação da soberania nacional e de reinclusão das camadas sociais mais necessitadas no orçamento do Estado, em contexto de paz social. Um senador com história de luta militante no lado progressista. Aqui nos referimos à importância da eleição de Ricardo Coutinho ao Senado da República”. No radar das especulações, nas últimas horas, entrou em pauta o nome da ex-primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, mulher do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), que, por sua vez, é pré-candidato a deputado estadual.