O presidente da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil, Harrison Targino, anunciou que será na próxima quinta-feira, dia 28, a partir das 9h, o lançamento do Comitê pela Democracia e Contra a Desinformação. O evento acontecerá no auditório da instituição e, de acordo com Harrison, o Comitê cumprirá papel importante durante a campanha eleitoral que se aproxima no sentido de oferecer informações corretas à opinião pública e combater a proliferação ou disseminação de “fake news” no pleito.
O Comitê pela Democracia e Contra a Desinformação terá parceria com a Associação Paraibana de Imprensa (API) e com diversas entidades de cunho social. O dirigente da OAB lamentou que dados falsos sejam usados para atentar contra os direitos e garantias fundamentais e a confiança nas instituições da República, salientando que quem faz isso “presta um desserviço à liberdade de informação”. Acrescentou que, por isso mesmo, é dever da Ordem dos Advogados e das instituições parceiras atuar de forma ativa para espalhar informações verdadeiras nas eleições gerais deste ano, coibindo atos que tenham o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral, “que é um dos mais seguros e modernos do mundo”.
– Mantemos diálogo com todos os Poderes para poder cumprir o papel constitucional da OAB que é defender a advocacia e o Estado de Direito. Dentro disso, defender o sistema eleitoral ocupa espaço central – expressou o presidente da seccional Paraíba da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB tem atuado em outras frentes, como, por exemplo, quando relançou o Observatório de Candidaturas Femininas nas eleições deste ano, com a finalidade de incentivar a participação das mulheres na política.