“Estamos cansadas de ouvir propostas que se distanciam de nós. Quero provocar as mulheres a fazerem essas reflexões no momento das escolhas do voto em 2022: tem propostas para nós, mulheres? Vamos participar da composição do governo? Estamos reresentadas? O que nos falta?”. Esses foram alguns questionamentos levantados pela deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) durante o Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro e Encontro Nacional de Pré-Candidatas – 2022, que ocorreu em Brasília, entre sexta-feira e sábado.
Para a deputada, que este ano se apresenta como pré-candidata à reeleição pelo PSB à Assembleia Legislativa da Paraíba, a participação feminina nas eleições é fundamental para o processo democrático. Ela destacou o momento vivenciado pelo país, que exige o protagonismo feminino em todo esse processo. “Esse momento pede a nossa coragem feminina, nosso espírito maternal e aguerrido de contribuir com a política. O Brasil e os Estados pedem isso da gente. Este é o melhor momento de estabelecermos a nossa sororidade, inspirando outras mulheres e contribuindo para a construção de uma política mais participativa. 53% do eleitorado brasileiro somos nós, mulheres, e estamos aqui para construirmos juntas uma democracia cada vez mais firme no nosso país”, destacou.
A parlamentar ainda destacou que as mulheres vivenciam diariamente a exclusão e as ausências, motivo pelo qual o discurso político feminino precisa estar inserido na plataforma de todos os candidatos em 2022. “O discurso político feminino precisa estar inserido nas plataformas dos candidatos porque somos maioria do eleitorado e somos nós que acessamos a maioria dos serviços públicos. Precisamos opinar sobre as políticas públicas, já que vivemos no dia a dia essa exclusão da ausência de propostas para as mulheres, e isso é muito sério. A participação feminina nos partidos e na disputa precisa ser encarada como natural, essencial em 2022, pois isso legitima a democracia e é um indicador de qualidade na corrida eleitoral”, ponderou Pollyanna.
Além do Encontro de Mulheres, a parlamentar também participou em Brasília do Congresso Nacional do PSB que definiu os nomes do ex-presidente Lula e de Geraldo Alckmin para a disputa à Presidência da República. “A opção de Lula e Alckmin significa o retorno da rede de proteção social, estímulo ao emprego e economia muito mais pulverizada nas classes mais pobres deste país, além do cuidado com as pessoas no momento de isolamento e desprezo”, complementou.