Nonato Guedes
O nome da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) ganhou força e apoios políticos, nas últimas horas, como alternativa para compor a chapa majoritária encabeçada pelo governador João Azevêdo à reeleição, na condição de candidata ao Senado. Até agora o esquema governista não definiu o nome para aquela vaga desde que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) desistiu de concorrer, preferindo disputar a reeleição à Câmara dos Deputados e indicando seu sobrinho, Lucas Ribeiro, vice-prefeito de Campina Grande, para pré-candidato a vice-governador na chapa. Informações dão conta de que a deputada por Pombal já teria comunicado a aliados políticos que vai disputar o Senado na chapa de João. A expectativa é de que o anúncio seja feito pelo governador na manhã de hoje, em entrevista.
No final de semana, os entendimentos se intensificaram para a definição do nome, tendo em vista a aproximação da data-limite para realização da convenção do partido, no dia cinco de agosto. A vereadora Fabíola Rezende, da Câmara Municipal de João Pessoa, filiada ao PSB, disse que vê com bons olhos o nome da deputada para a vaga ao Senado na chapa de João e Lucas. Ela ressaltou a força do nome da parlamentar “que amplia a representatividade feminina na política”. Para Fabíola Rezende, Pollyanna tem se destacado e conseguido ser protagonista na Casa de Epitácio Pessoa, e sua presença na chapa majoritária fortalece o esquema político para as eleições.
– É uma chapa que pode constituir um campo muito forte para a disputa majoritária na Paraíba. Sou mulher, sou do PSB e irei defender esse importante nome da política paraibana. Acredito na força da mulher do Sertão e sei que o nome dela irá honrar a chapa de João e Lucas – enfatizou Fabíola Rezende.O deputado federal Gervásio Maia, presidente do diretório estadual do PSB, tem alertado que “haverá surpresas” na definição final da chapa liderada pelo governador João Azevêdo. Pollyanna Dutra já foi prefeita de Pombal e filiada ao Partido dos Trabalhadores, tendo tido projeção nacional ao participar de eventos políticos de repercussão e falar sobre experiências inovadoras implantadas na gestão pública. Tem livre trânsito junto ao governador João Azevêdo e posições firmes no cenário partidário.
Além do nome de Pollyanna chegaram a ser apontados como opções para o Senado o jornalista Heron Cid (também cogitado como pré-candidato a deputado federal) e o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, que ultimamente tem estado ausente de eventos com o prefeito Cícero Lucena (PP). Leo vai, hoje, à Câmara Municipal prestigiar o início do segundo semestre legislativo. A sessão solene, híbrida (presencial e remota) será realizada a partir das 9h30 no Plenário Senador Humberto Lucena. A formação do plenário será diferenciada neste segundo semestre. Durante o recesso, três suplentes assumiram o mandato por força de licença de titulares e nesta terça-feira mais um parlamentar dá entrada no pedido de licença: Toinho Pé de Aço (PMB) ficará afastado do mandato por 121 dias para cuidar de assuntos particulares. No lugar dele será convocado o suplente Luiz da Padaria (PMB).