Arthur Araújo e Flávio Asevêdo
Atletas de todo o Brasil e até do Quênia se encontraram, neste domingo (7), para disputar a II Maratona Internacional de João Pessoa, que teve largada às 5h no Centro de Convenções. Foram mais de quatro mil participantes de todos os estados brasileiros. A prova foi aberta pelo prefeito Cícero Lucena, que também correu os 10 km. Na categoria principal (42km), os vencedores foram atletas de Pernambuco, no masculino; e do Rio Grande do Norte, no feminino.
“A Maratona faz parte do nosso projeto de transformar João Pessoa na capital do esporte saudável. Esta prova nasceu ano passado já ficando entre as dez maiores do Brasil e vamos continuar investindo nessa e outras competições para que a cidade seja referência na prática esportiva”, afirmou o prefeito.
A corrida contou com trajetos de 5, 10, 21 e 42 km, além de 5 km para servidores municipais e 5 km para pessoas com deficiência. O percurso partiu do Centro de Convenções, em Jacarapé, e se estendeu pelas vias da Orla, indo até a praia de Intermares – Cabedelo, no caso da Maratona.
O secretário municipal do Esportes, Kaio Márcio, falou sobre o trabalho conjunto com diversas secretarias da gestão para viabilizar a prova. “A corrida é um esporte muito democrático e ficamos felizes por proporcionar isso e ver tanta gente aqui participando”, afirmou.
Os resultados premiaram a persistência. Isso porque os dois vencedores da categorial principal (Maratona) saíram com a prata na edição de 2021. Justino Gabriel de Assis, de Petrolina (PE), e Lucicleide Gabriel de Assis, de Rio do Fogo (RN), subiram ao lugar mais alto do pódio.
Vencedores –Na maratona masculina, Justino Pedro da Silva percorreu o trajeto de 42km em 2h19’27,774, sendo seguido por Edson Amaro Arruda dos Santos, com 2h23’57,474, e Silvan dos Santos, com 2h25’36,090. Já no feminino, Lucicleide Gabriel de Assis venceu a corrida com 3h03’57,575. A segunda colocada foi Mary Emannuella da Costa, com 3h11’30,119 e, na terceira colocação, Joselia Cardoso Xavier, com 3h23’08,839.
“Foi uma prova muito bem organizada e com muito esforço e muito treino consegui vencer. O público me acolheu e no finalzinho deu a força para eu concluir”, contou Lucicleide. Justino também parabenizou a gestão pela realização da prova. “Gostei muito e se Deus quiser ano que vem vou estar aqui de novo”, afirmou.
Além de entrar no calendário internacional do Atletismo, a Maratona Internacional de João Pessoa também dá espaço para novos atletas, pessoenses e moradores da região amantes dos esportes e da corrida. É o caso da corredora Raíssa Lima, de Santa Rita, que teve a sua primeira experiência em uma maratona e falou da corrida.
“Comecei a correr a pouco tempo e decidi me testar nos 5 km. Foi tudo muito emocionante, sentir aquela energia, o locutor incentivando a gente e na chegada dá até vontade de chorar. Com certeza esta foi a primeira de muitas maratonas e a Prefeitura de João Pessoa está de parabéns pela organização e realização deste evento”, afirmou.